quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O Início do Começo...

Eu me lembro... tudo começou quando eu era uma linda criança e jogava War com meus primos. Já adulta, casada e grávida do meu primeiro filho, gostávamos de ir jogar boliche ( Ilhado, Taty, Hulk, TGA, JosueCelso e eu )aproveitando essa onda de jogar fomos nos aventurando em outras modalidades como Perfil e Master. Mas foi por ocasião do aniversário do Ilhado em 1999 que eu e JosuéCelso resolvemos dar um War de presente pra ele...completamente desinteressada já que o "presente" seria utilizado por toda a turma Rssssssssss
Ah!! Um detalhe importante, a primeiríssima partida de todos os tempos, a inaugural fui eu que vencí!!! E o fato de que todos os outros estavam jogando pela primeira vez, não tem nada a ver. Rssssssss

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Campeonato de 2000

O hábito de jogar War começou no ano de 1999 e percebendo que nos divertíamos muito e por uma competitividade latente e natural dos humanos começamos a anotar os detalhes de cada partida.

A cada partida estipulávamos algumas regras e até que por fim definimos um regulamento e um campeonato. E sinceramente achei muito sóbrio fazer esse trabalho de registro, dado que era uma prática quase febril, tensa, visceral, aguerrida. Porém feliz e admiravelmente atestamos a nossa boa saúde mental ao continuarmos amigos em meio a isso tudo... se bem que houve alguns que preferiram se abster a continuar tão grave conflito.

Havia jogos quase todo final de semana, na casa de um, na casa de outro, desculpa para churrascos, feijoadas, lanches, etc. Naquele ano foi o ano em que mais jogamos. Foram 38 partidas ao todo, quantidade não repetida nos anos subsequentes.

Com a experiência daquele ano, montamos o ranking abaixo, onde as informações de quantidade de vitórias, quantidade de extermínios, quantidade de objetivos diferentes alcançados, total de partidas com rendimento percentual (quantidade de vitórias em relação ao total de partidas jogadas) e mais a quantidade de destruições foram tabuladas.

O ranking do ano
O ranking do ano 2000 ficou assim:

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1º ilhado
Vitórias: 10 Extermínios: 9 Objetivos diferentes: 8
Partidas/Rendimento: 38 – 26% Destruições: 4
2ª Taty
Vitórias: 7 Extermínios: 7 Objetivos diferentes: 6
Partidas/Rendimento: 25 – 28% Destruições: 3
3º TGA
Vitórias: 7 Extermínios: 2 Objetivos diferentes: 4
Partidas/Rendimento: 34 – 21% Destruições: 5
4º Brancos de Sangue
Vitórias: 5 Extermínios: 9 Objetivos diferentes: 4
Partidas/Rendimento: 38 – 13% Destruições: 6
5ª Boa Noite Cinderela
Vitórias: 5 Extermínios: 2 Objetivos diferentes: 4
Partidas/Rendimento: 36 – 14% Destruições: 7
6º WALTER
Vitórias: 2 Extermínios: 4 Objetivos diferentes: 2
Partidas/Rendimento: 27 – 7% Destruições: 5
7ª CLÁUDIA
Vitórias: 2 Extermínios: 0 Objetivos diferentes: 2
Partidas/Rendimento: 4 – 50% Destruições: 2
8ª GERUSA
Vitórias: 0 Extermínios: 0 Objetivos diferentes: 0
Partidas: 2 Destruições: 0
9º Funério
Vitórias: 0 Extermínios: 0 Objetivos diferentes: 0
Partidas: 2 Destruições: 1
10º FRANCISCO
Vitórias: 0 Extermínios: 0 Objetivos diferentes: 0
Partidas: 1 Destruições: 0

Os títulos do ano
Mestre War 2000 (MWar2000) para ilhado
Exterminador War 2000 (EW2000) para Brancos de Sangue. Nesse ano Brancos de Sangue exterminou 9 jogadores nas suas 38 partidas, mesmo tanto que o ilhado, mas ele ficou com o título pois o regulamento estabelece que havendo empate nos itens, cada um deve levar um título diferente.

O inusitado
1. Naquele ano, havia uma jogadora de desempenho extraordinário - Taty. Em números proporcionais a performance dela nunca foi alcançada. Ela obteve 28% de aproveitamento nas vitórias e só 12% de destruição. Infelizmente ela deixou de jogar conosco e naquele ano jogou somente 25 partidas, quem mais jogou naquele ano, jogou 38 partidas, se ela tivesse jogado essas 13 partidas de diferença com certeza teria levado o SuperWar de 2000 (MW2000 + EW2000).

2. Há de se notar a quantidade de mulheres que se aventuraram, digo, que jogaram conosco era bem maior. Naquele ano além da Taty, jogaram a Cláudia, Gerusa e a "Boa Noite Cinderela". Dessas só a "BNCinderela" ainda joga conosco. Poderia escrever uns 30 posts sobre o assunto, mas acho melhor me ater só ao fato e deixar as razões para os leitores.

3. Ainda naquele ano, Brancos de Sangue foi protagonista de um fato jamais igualado, ele passou aproximadamente 31 partidas sem vencer uma sequer. O número é impreciso porque naquele ano não se anotava quem jogava as partidas, somente o vencedor e possíveis extermínios/destruições que haviam ocorrido. A de se destacar que ninguém teve tamanha, vamos dizer, zica e ainda assim manteve a perseverança de continuar jogando, em geral depois de 10 partidas sem vencer o jogador desiste do campeonato, mas ele continuou firme e felizmente voltou a vencer.

terça-feira, 29 de julho de 2008

O regulamento - final, finalmente

Depois de abordar algumas peculiaridades básicas do regulamento (pouco extenso), ei-lo por completo. Com todas as suas peculiaridades e expedientes. Reparem no Art. 17, § 7º os conceitos de "indução e clemência". Esdrúxulo, não ?

Nos próximos posts veremos os resultados dos campeonatos e outras particularidades.


REGULAMENTO
Início e BaseArt. 1- O ranking contém todas as partidas a partir de 18/12/1999.
§ 1º - Os 4 (quatro) primeiros diferentes vencedores formam a base inicial para a validação das partidas para o ranking;
§ 2º – Um jogador somente entra para a base de validação do ranking se vencer uma partida com pelo menos 4 (quatro) jogadores já rankeados.


O Campeonato AnualArt. 2 – Anualmente é disputado o campeonato, onde os participantes devem jogar um número igual de partidas, salvo exceções de impedimentos, punições de jogadores e outros procedimentos para manter a dinâmica do campeonato;
§ 1º – Cada participante do campeonato deverá pagar uma contribuição periódica estipulada previamente;
Art. 3 - As partidas serão identificadas por um número e uma data. Caso haja mais de uma partida em um dia, a segunda partida ficará com a data anterior ou posterior, a seguinte com a data posterior ou anterior ao da data do jogo, e assim sucessivamente. Cada partida terá um anfitrião (responsável pelo local onde a partida acontecerá) e um promotor (responsável por convidar quem deve participar da partida).O anfitrião e promotor podem ser a mesma pessoa.
§ 1º – Uma partida somente é válida para ranking se as três condições abaixo forem satisfeitas:
Condição 1: pelo menos 4 (quatro) jogadores rankeados estiverem jogando;
Condição 2: a partida deve promover o equilíbrio dos números de partidas entre jogadores, salvo exceções de impedimentos e punições de jogadores;
Condição 3: pelo menos 5 (cinco) jogadores estejam disputando o campeonato.

DefiniçõesArt. 4 - Chama-se Número Ideal a quantidade de partidas jogadas pelo(s) jogador(es) que mais jogou(ram) no ano.
Art. 5 - Um jogador estará com Superávit quando tiver mais partidas que o Número Ideal;
Art. 6 - Um jogador estará com Déficit quando tiver menos partidas que o Número Ideal;
Art. 7 - Chama-se Punição o aumento da diferença entre o número de partidas do jogador punido e o número de partidas do jogador que mais jogar devido à infração nas regras conforme o Artigo 16.
§ 1º - Não há limite para a quantidade de punições;
Art. 8 - Chama-se Ajuste o valor somado às Punições que deixam o jogador com superávit de uma partida.
Art. 9 - Chama-se Decrementador a soma de Punições mais os Ajustes.
Art. 10 - Chama-se Alvo de Partidas o número de partidas que um jogador no campeonato deve participar no ano. O alvo é igual ao Número Ideal menos o Decrementador.
Art. 11 - Chama-se Lista de Preferência a lista de jogadores que disputam o campeonato e que têm a preferência em disputar uma partida.
Art. 12 - Chama-se Rejeição o número de vezes que um jogador componente da Lista de Preferência declina do direito de jogá-la.
§ 1º - A Rejeição será contabilizada quer a partida aconteça ou não;
§ 2º - A Rejeição será determinante para a aplicação do Ajuste. Havendo Rejeição três vezes consecutivas ou cinco alternadas o jogadores sofrerá o Ajuste;
§ 3º - A Rejeição será anulada todas as vezes em que o jogador alcançar o Alvo de Partidas;
§ 4º - Dois ajustes consecutivos implica em expulsão do jogador do campeonato.
§ 5º - O jogador expulso do campeonato só poderá voltar a participar dos campeonatos dos anos seguintes, podendo disputar partidas do campeonato do qual foi expulso.

Ordem das Partidas
Art. 13 – As partidas devem ser organizadas de forma a que todos os rankeados e jogadores que pretendam participar do campeonato (rankeados ou não) joguem o mesmo número de partidas durante o ano, tendo no máximo 1 (uma) partida de diferença entre os que jogarem mais e os que jogarem menos, excetuados impedimentos, punições, ajustes ou revisões de alvo.
§ 1º – O revezamento deve feito de forma que o jogador campeão da última partida tenha preferência de convite para jogar a partida seguinte até o limite do seu alvo de partidas.
Art. 14 - A Rejeição será utilizada a fim de obrigar o seu término de partidas interrompidas e determinar a preferência nas partidas novas. Esta aplicação será da seguinte forma:
§ 1º - Nas partidas novas em cada tentativa de realização de partida será contabilizada as rejeições quer a partida se concretize ou não;
§ 2º - Nas partidas interrompidas haverá, no máximo, três tentativas de conclusão da partida;
§ 3º - Na terceira tentativa os jogadores ausentes serão substituídos por um outros que somente colocarão os exércitos quando for sua vez de jogar e lançará os dados quando for atacado;
§ 4º - Se o jogador tiver todos os exércitos destruídos a destruição será contabilizada para o jogador ausente;
§ 5º - Esta mesma regra dos § 3º e 4º será aplicada para jogadores que desistirem de uma partida em andamento.

O ingresso e saída do campeonato
Art. 15 – A forma de ingressar no campeonato será através de convite, em qualquer tempo, por um dos rankeados. O jogador convidado deve assistir a no mínimo duas partidas ou demonstrar que possui experiência anterior com o jogo para iniciar sua participação no campeonato. Sendo necessária a aprovação de seu ingresso por, no mínimo, de 50% dos jogadores que estão disputando o campeonato e o pagamento da taxa de adesão;
§ 1º – O jogador disputará um número de partidas proporcional ao mês de entrada no campeonato ou a sua disponibilidade de jogar quando o mesmo tiver muitos impedimentos para disputar as partidas.
§ 2º – Um jogador rankeado não necessita de aprovação prévia para disputar o campeonato, e tem preferência para disputar partidas onde haja falta de jogadores para completar o número mínimo.
§ 3º – Qualquer jogador pode desistir do campeonato bastando comunicar sua decisão a algum dos outros jogadores;
§ 4º - Um jogador será excluído do campeonato caso tenha 5 (cinco) rejeições consecutivas, ou sofra 2 (dois) ajustes durante o campeonato.

Punições
Art. 16 – Serão passíveis com punição de uma partida a menos no alvo:
§ 1º – A punição é decidida pela maioria simples dos que estão jogando – inclusive jogadores exterminados;

Regras do Jogo
Art. 17 – O grupo de jogadores pode acrescentar algumas regras acerca do andamento da partida sem entretanto desfigurar as regras do jogo estabelecidas no manual. Dessa forma, fica estabelecido que:
§ 1º – O primeiro a jogar será aquele que obtiver o maior número no dado. O segundo a jogar será decidido entre os dois jogadores que estiverem próximos ao que for jogar primeiro;
§ 2º – Os jogadores deverão seguir estritamente a seqüência de lances especificadas no manual: contar territórios, colocar exércitos, atacar (opcional), deslocamentos (opcional) e compra das cartas (se tiver conquistado algum território). O término da jogada fica configurado com a compra de carta (se tiver direito) ou com qualquer expressão falada que indique que não jogará mais;
§ 3º - O ataque poderá partir de simultaneamente de mais um território que faz fronteira com o território atacado, respeitando-se os exércitos de ocupação que não podem atacar;
§ 4º - O jogador, em hipótese alguma, não poderá se deslocar e continuar atacando. Um deslocamento implica em fim de ataque, bem como a compra de carta implica em fim da jogada;
§ 5º – Cada jogador terá o tempo máximo para colocação de exércitos de 3 (três) minutos a partir do momento em que o jogador anterior encerrar seu lance. Caso o jogador ultrapasse o tempo limite não poderá colocar mais nenhum exército no tabuleiro;
§ 6º – A quantidade máxima de exércitos nas trocas com cartas é de 40 (quarenta exércitos), excetuados os exércitos que o jogador tiver direito pelos territórios, por posse de continentes ou por posse de território idêntico à carta de troca;
§ 7º – Não é permitida a indução (um jogador induz o outro jogador a fazer lance conforme sua vontade, seja com palavras ou gestos), sendo permitido pedir clemência. Clemência é configurada pelo jogador atacado pedir para o jogador atacante não atacá-lo, porém sem incitar o jogador atacante atacar a outro jogador. Pedir clemência incitando o jogador atacante a atacar outro jogador se configura indução.

A classificação e premiação
Art. 18 - O rank terá duas versões classificadas segundo os seguintes critérios: I - Maior número de vitórias; II - Maior número de exércitos exterminados (exércitos diferentes daquele que faz parte do objetivo do jogador);III - Maior número de objetivos diferentes; IV – Maior número de partidas jogadas; V – Menor número de vezes que foi destruído.
§ 1º - O extermínio é computado a favor de um jogador ao eliminar outro jogador sendo que o objetivo do exterminador não poderá ser destruir todos os exércitos do destruído.
§ 2º - Se um jogador for exterminado no último lance da partida, seu extermínio não contará como para o exterminador, seja qual for o objetivo daquele que o eliminou.
Art. 19 – Haverá títulos anuais e acumulados para o jogador que conseguir vencer e exterminar mais exércitos em cada ano. Os títulos serão Mestre War do Ano (MWar#Ano), Exterminador War do Ano (EWar#Ano), Campeão Estratégico, Super Campeão War do Ano (SuperWar#Ano), Maior Vencedor War (MVWar) e Maior Exterminador (MEWar).A ordem de importância dos títulos são: MVWar, MEWar, SuperWar#Ano, MWar#Ano, MEWar#Ano e CE.
§ 1º – Os títulos MVWar e MEWar serão dados ou transferidos para os jogadores com base nas suas performances cumulativas.
§ 2º - O título CE é conferido ao jogador que alcançar os 14 objetivos diferentes do jogo. Ele é alcançado uma única vez e o jogador não o perde mais.
§ 3º – Os títulos MW#Ano, EWar#Ano são conferidos aos jogadores com base nas suas performances anuais.O título SuperWar#Ano é condicional, só é concedido ao jogador conquistar os dois títulos MW#Ano e EWar#Ano no mesmo ano.
§ 4º – Caso haja empates nos critérios de premiação, os títulos serão distribuídos visando conferir títulos a maior quantidade de jogadores possível obedecendo, porém aos critérios de desempate previstos no art. 18.
§ 5º - Desta forma se um jogador A empatar em números de vitórias e número de extermínios com um jogador B, estando na frente deste seja pela quantidade de objetivos diferentes, seja pelo número de partidas, o jogador A levará o título de MWar#Ano, porém o jogador B levará o título de EWar#Ano.
§ 6º - Se o jogador A obtiver mais vitórias que o jogador B, mas empatar com o jogador B em número de extermínios o jogador B levará o título de EWar#Ano e o jogador A levará o título de MWar#Ano.
§ 7º - Se um jogador A obtiver mais vitórias que os jogadores B e C e estes obtiverem o mesmo número de extermínios, número este maior ou igual ao número de extermínio do jogador A, o jogador A levará o título de MWar#Ano e o título de EWar#Ano ficará ou para o jogador B ou para o jogador C. Dentre os jogadores B e C o título ficará com o que tiver o melhor desempenho dentre os critérios do art. 18.
Art. 20 – Os títulos anuais serão premiados com troféus ou medalhas ímpares anualmente. Os títulos cumulativos não terão premiações, somente o status da performance.
§ 1º – Ao final do campeonato anual será organizada uma cerimônia de premiação dos vencedores nas respectivas categorias.
§ 2º – Os desistentes, excluídos e outros jogadores de partidas eventuais não receberão prêmios anuais mesmo que tenham desempenho suficiente para merece-lo. Os prêmios anuais são exclusivos para jogadores que estejam disputando o campeonato.

Alterações do regulamento
Art. 21 - As regras do ranking só podem ser alteradas por no mínimo 70% dos votos dos jogadores que participaram de pelo menos 10% das partidas válidas e estejam disputando o campeonato anual, com quorum mínimo de 4 (quatro) votos.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

O regulamento III - Os expedientes

Um dos maiores problemas do campeonato era garantir a igualdade de partidas a todos os jogadores. Com todos os jogadores tendo igual número de oportunidades para vencer, tornaria o campeonato justo e equilibrado. Jogadores com igual número de jogos é bem difícil de conseguir ao longo de um ano, pois para cada partida é necessária a presença de pelo menos 5 jogadores e as pessoas não vivem só para jogar War, elas têm seus próprios afazeres e compromissos, nem sempre estão disponíveis.

Então ficamos no dilema, ou conseguíamos a igualdade ou não se jogava. Então resolvemos dar oportunidade a quem estava disponível para jogar e assim garantir pelo menos movimentação constante no campeonato. Criamos então três expedientes: preferência, rejeição e ajuste.

A preferência determina que alguns jogadores têm mais direito de jogar uma partida que outros. Esse direito é determinado pela quantidade de partidas de cada jogador (quem tiver menos tem mais preferência), de modo que ao final do campeonato anual cada jogador tenha a mesma quantidade de jogos.

A rejeição ocorre quando um jogador que possui preferência para uma partida não a utiliza e por um motivo qualquer, justo ou não, não joga a partida.

O ajuste ocorre quando um jogador rejeita três partidas consecutivas ou cinco alternadas. Ajuste é o valor somado ao número de partidas de um jogador de modo que seu total de partidas seja maior em uma unidade ao total de partidas do jogador que mais jogou naquele momento do ajuste. Exemplo: Suponhamos um grupo de 10 jogadores. Dentre esses 10 há um que tem mais partidas que todos - o jogador A - que jogou 12 partidas enquanto os demais jogadores jogaram 11 partidas e um jogador - o jogador B - jogou somente 5 partidas e mesmo tendo aparecido em algumas partidas e exercido sua preferência (já que tinha partidas a menos) e jogado, acumulou as 5 rejeições alternadas, então ele deverá sofrer o ajuste e como o jogador A jogou 12 partidas deverá se somar 8 às partidas do jogador B para que ele fique com fictícias 13 partidas. Assim ele nas próximas partidas ele não terá mais preferência de jogar e joga quem estiver disponível.

Assim o regulamento favorece os jogadores que têm mais disponibilidade para jogar e mantém o campeonato em atividade.

terça-feira, 24 de junho de 2008

O regulamento II - Os títulos

Neste post pretendo mostrar mas algumas particularidades do regulamento do nosso campeonato de War e explicar alguns recursos utilizados nele.

Inicialmente a razão do regulamento... como jogávamos e anotávamos os resultados dos jogos e os resultados começam a se acumular e falar por si, era necessário escrever as formas de disputa para que ao final houvesse campeão ou campeões e cada um se mantivesse motivado para vencer.

Então estabelecemos duas modalidades - uma anual e uma acumulada. E instituímos 6 títulos - 3 acumulados e 3 anuais. Os títulos são:
  • Maior Vencedor War (título acumulado que abreviamos por MVWar), este título é do jogador que mais venceu partidas desde que o grupo começou a jogar e anotar partidas, que foi em 18/12/1999.
  • Mestre War do Ano (título anual que abreviamos por MWarXXXX, onde o XXXX corresponde ao ano em que um determinado jogador mais venceu - exemplo MWar2006, MWar2007, etc).
  • Maior Exterminador War (título acumualdo que abreviamos por MEWar, é o título do jogador que mais exterminou jogadores durante as partidas). O extermínio é quando um jogador mata outro jogador sem que seja objetivo dele, extermina para tirá-lo do jogador e ficar com as cartas dele.
  • Exterminador War do Ano (título anual que abreviamos por EWarXXXX, onde o XXXX corresponde ao ano em que um determinado jogador mais exterminou - exemplo EWar2006, EWar2007, etc) .
  • SuperWar do Ano (título anual que que abreviamos por SuperWarXXXX, onde o XXXX corresponde ao ano em que o jogador conquistou o título - exemplo SuperWar2006, SuperWar2007, etc) . Este título é dado ao jogador que no mesmo ano conseguiu ser o Mestre War do Ano e Exterminador War do Ano.
  • Estrategista Completo (título acumulado, designado pela abreviatura EC). Título dado ao jogador que vencer partidas com todos os 14 objetivos diferentes do War.
Por hoje é só... depois vem mais.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

O regulamento

Para começo de conversa só jogamos o War tradicional, o War I, o primeiro War, não o War II que tem aviões, nem o War Junior, que é mais simples, e muito menos o War - Império Romano, que custa R$ 100,00 ou R$ 99,99 nas melhores casas do ramo.

Cada grupo de War nunca joga do mesmo jeito e o nosso não é exceção. Em geral algumas regras originais do jogo são ampliadas, outras não aplicadas. Enfim cada um com seu jeito.

Já encontrei grupos de War onde a jogada só é válida se os dados estiverem dentro de um copo (fazendo aquele barulhinho enervante).

Já achei outro onde as trocas são cumulativas por jogador. A regra original diz que a primeira troca de cartas o jogador receberá 4 exércitos adicionais, na seguinte 6, 8 na próxima, 10, 12, 15, 20, etc. Na troca cumulativa por jogador ele receberá 4 exércitos adicionais na sua 1ª troca, 6 exércitos na sua 2ª troca (ou seja a 2ª troca do jogador poderá ser a 5ª troca do jogo) e assim por diante.

Já ouvi falar de outro grupo que as trocas eram feitas no meio da jogada de ataque. Algo como vou atacar, digamos que eu perca os exércitos durante o ataque, que eu faço ? Troco, coloco os exércitos e continuo o ataque... Regra original totalmente modificada.

Jogamos conforme a regra original, somos fundamentalistas, radicais, não desviamos um milímetro. Exceto que permitimos ataques a partir de vários territórios. Pela regra e ela não é tão enfática nisso, mas pelos exemplos de outro grupos, também comparando com alguns sites que implementam o jogo como o www.warnetgames.com. Os exércitos atacantes atacam a partir de um território para um outro território contíguo. Nós ampliamos a regra e caso eu tenha 3 exércitos um território A e 2 exércitos em um território limítrofe B eu posso pegar 2 exércitos do território A e 1 exército do território B e fazer um ataque com 3 dados contra um território C contíguo a A e a B.

Fora isso nossa jurisprudência ainda não está pacificada no tocante aos extermínios na última rodada (a rodada em que o vencedor alcança o objetivo e se declara vencedor). Mas isso fica para um outro postagem depois que eu falar dos jogadores e dos extermínios.