Air conta a história do gerente de negócio da Nike - Sonny Vaccaro - interpretado por Matt Damon. Neste período a Nike não era ainda o grande sucesso de vendas, produtos e marketing que viria a ser. O filme retrata a virada. E a virada veio pela contratação única e exclusiva do maior jogador de basquete de todos os tempos - Michael Jordan.
Não há muito o que falar sobre Michael Jordan, multi-campeão pela NBA com o Chicago Bulls e pela seleção americana de basquetebol, campeão olímpico, etc. Pois bem a Nike contratou o Jordan quando ele ainda era amador. No competitivo mercado americano as promessas são recrutadas cedo justamente para se ter a exclusividade nos anos de auge.
E não deu outra, a Nike acertou em cheio porém o caminho foi difícil, pois havia duas grandes empresas que dominavam o mercado a Converse e a Adidas. Vaccaro primeiro ganhou a luta interna para convencer os superiores a contratar a maior promessa com exclusividade (e para isso alocar toda a verba do setor de marketing). O argumento foi simples mas difícil de ser aceito: Fazer uma única grande contratação do que várias contratações inferiores ou medíocres. A dificuldade na aceitação era que a grande contratação podia não ocorrer - ou seja era uma aposta. Vaccaro venceu esse primeiro obstáculo e depois teve que vencer o segundo que foi bem maior.
Convencer os pais de Jordan que a Nike era a melhor opção, apesar de todo o dinheiro que as grandes lhes dariam, elas não dariam a Jordan o principal lugar. Sempre havia astros veteranos que atraiam fãs e consumidores. Os grandes nomes da época eram Magic Johnson e Larry Bird para ficar nos dois maiores. Na Nike, Jordan seria única estrela. Vaccaro foi muito perspicaz para ter acesso aos pais de modo mais pessoal possível e ser transparente com eles inclusive antecipando como eles seriam tratados pelas demais grandes do mercado e não deu outra. A família Jordan teve segurança, estabilidade e vantagens contratuais nunca vistas ao assinar com a Nike.
O grande produto da parceira foi o tênis Air Jordan que até hoje é relembrado pela foto icônica do "voo" de Jordan em direção a cesta. O contrato, o produto a campanha em são todos um caso de sucesso sem igual no mundo dos negócios que é estudado e repassado exaustivamente tanto em agências quanto no meio acadêmico. Para saber mais sobre o que veio a ser o bilionário tênis Air Jordan, clique neste link.
Há muito o que explorar tanto da carreira de Jordan, da Nike e do contrato de ambos, porém para finalizar eu gostaria de destacar uma imagem que aparece bem no início do filme que é um quadro no qual estão publicados os princípios da Nike, abaixo os reproduzo na sua versão original:
Segue uma versão em português. Para uma análise detalhada de cada princípio visite este link.
1) Nosso negócio é mudança.
2) Estamos no ataque. O tempo todo.
3) Resultados perfeitos contam — não um processo perfeito. Quebre as regras: combata a lei.
4) Isso é tanto sobre batalha quanto sobre negócios.
5) Não presuma nada. Certifique-se de que as pessoas cumpram suas promessas. Dê impulso a si mesmo e aos outros. Estenda o possível.
6) Viva da terra.
7) Seu trabalho não está terminado até que esteja terminado.
8) Perigos: Burocracia; Ambição pessoal; Tomadores de energia VS. doadores de energia; Conhecer nossas fraquezas; Não coloque coisas demais no prato.
9) Não será bonito.
10) Se fizermos as coisas certas, ganharemos dinheiro quase que automaticamente.
===============
Link do filme Air no IMDB: https://www.imdb.com/title/tt16419074/
Link sobre o contrato Nike-Jordan: https://veja.abril.com.br/comportamento/parceria-entre-jordan-e-a-nike-e-fenomeno-permanente-e-impressionante
Link da análise dos princípios da Nike: https://administradores.com.br/noticias/os-10-segredos-de-sucesso-do-cofundador-da-nike
Nenhum comentário:
Postar um comentário