terça-feira, 29 de julho de 2008

O regulamento - final, finalmente

Depois de abordar algumas peculiaridades básicas do regulamento (pouco extenso), ei-lo por completo. Com todas as suas peculiaridades e expedientes. Reparem no Art. 17, § 7º os conceitos de "indução e clemência". Esdrúxulo, não ?

Nos próximos posts veremos os resultados dos campeonatos e outras particularidades.


REGULAMENTO
Início e BaseArt. 1- O ranking contém todas as partidas a partir de 18/12/1999.
§ 1º - Os 4 (quatro) primeiros diferentes vencedores formam a base inicial para a validação das partidas para o ranking;
§ 2º – Um jogador somente entra para a base de validação do ranking se vencer uma partida com pelo menos 4 (quatro) jogadores já rankeados.


O Campeonato AnualArt. 2 – Anualmente é disputado o campeonato, onde os participantes devem jogar um número igual de partidas, salvo exceções de impedimentos, punições de jogadores e outros procedimentos para manter a dinâmica do campeonato;
§ 1º – Cada participante do campeonato deverá pagar uma contribuição periódica estipulada previamente;
Art. 3 - As partidas serão identificadas por um número e uma data. Caso haja mais de uma partida em um dia, a segunda partida ficará com a data anterior ou posterior, a seguinte com a data posterior ou anterior ao da data do jogo, e assim sucessivamente. Cada partida terá um anfitrião (responsável pelo local onde a partida acontecerá) e um promotor (responsável por convidar quem deve participar da partida).O anfitrião e promotor podem ser a mesma pessoa.
§ 1º – Uma partida somente é válida para ranking se as três condições abaixo forem satisfeitas:
Condição 1: pelo menos 4 (quatro) jogadores rankeados estiverem jogando;
Condição 2: a partida deve promover o equilíbrio dos números de partidas entre jogadores, salvo exceções de impedimentos e punições de jogadores;
Condição 3: pelo menos 5 (cinco) jogadores estejam disputando o campeonato.

DefiniçõesArt. 4 - Chama-se Número Ideal a quantidade de partidas jogadas pelo(s) jogador(es) que mais jogou(ram) no ano.
Art. 5 - Um jogador estará com Superávit quando tiver mais partidas que o Número Ideal;
Art. 6 - Um jogador estará com Déficit quando tiver menos partidas que o Número Ideal;
Art. 7 - Chama-se Punição o aumento da diferença entre o número de partidas do jogador punido e o número de partidas do jogador que mais jogar devido à infração nas regras conforme o Artigo 16.
§ 1º - Não há limite para a quantidade de punições;
Art. 8 - Chama-se Ajuste o valor somado às Punições que deixam o jogador com superávit de uma partida.
Art. 9 - Chama-se Decrementador a soma de Punições mais os Ajustes.
Art. 10 - Chama-se Alvo de Partidas o número de partidas que um jogador no campeonato deve participar no ano. O alvo é igual ao Número Ideal menos o Decrementador.
Art. 11 - Chama-se Lista de Preferência a lista de jogadores que disputam o campeonato e que têm a preferência em disputar uma partida.
Art. 12 - Chama-se Rejeição o número de vezes que um jogador componente da Lista de Preferência declina do direito de jogá-la.
§ 1º - A Rejeição será contabilizada quer a partida aconteça ou não;
§ 2º - A Rejeição será determinante para a aplicação do Ajuste. Havendo Rejeição três vezes consecutivas ou cinco alternadas o jogadores sofrerá o Ajuste;
§ 3º - A Rejeição será anulada todas as vezes em que o jogador alcançar o Alvo de Partidas;
§ 4º - Dois ajustes consecutivos implica em expulsão do jogador do campeonato.
§ 5º - O jogador expulso do campeonato só poderá voltar a participar dos campeonatos dos anos seguintes, podendo disputar partidas do campeonato do qual foi expulso.

Ordem das Partidas
Art. 13 – As partidas devem ser organizadas de forma a que todos os rankeados e jogadores que pretendam participar do campeonato (rankeados ou não) joguem o mesmo número de partidas durante o ano, tendo no máximo 1 (uma) partida de diferença entre os que jogarem mais e os que jogarem menos, excetuados impedimentos, punições, ajustes ou revisões de alvo.
§ 1º – O revezamento deve feito de forma que o jogador campeão da última partida tenha preferência de convite para jogar a partida seguinte até o limite do seu alvo de partidas.
Art. 14 - A Rejeição será utilizada a fim de obrigar o seu término de partidas interrompidas e determinar a preferência nas partidas novas. Esta aplicação será da seguinte forma:
§ 1º - Nas partidas novas em cada tentativa de realização de partida será contabilizada as rejeições quer a partida se concretize ou não;
§ 2º - Nas partidas interrompidas haverá, no máximo, três tentativas de conclusão da partida;
§ 3º - Na terceira tentativa os jogadores ausentes serão substituídos por um outros que somente colocarão os exércitos quando for sua vez de jogar e lançará os dados quando for atacado;
§ 4º - Se o jogador tiver todos os exércitos destruídos a destruição será contabilizada para o jogador ausente;
§ 5º - Esta mesma regra dos § 3º e 4º será aplicada para jogadores que desistirem de uma partida em andamento.

O ingresso e saída do campeonato
Art. 15 – A forma de ingressar no campeonato será através de convite, em qualquer tempo, por um dos rankeados. O jogador convidado deve assistir a no mínimo duas partidas ou demonstrar que possui experiência anterior com o jogo para iniciar sua participação no campeonato. Sendo necessária a aprovação de seu ingresso por, no mínimo, de 50% dos jogadores que estão disputando o campeonato e o pagamento da taxa de adesão;
§ 1º – O jogador disputará um número de partidas proporcional ao mês de entrada no campeonato ou a sua disponibilidade de jogar quando o mesmo tiver muitos impedimentos para disputar as partidas.
§ 2º – Um jogador rankeado não necessita de aprovação prévia para disputar o campeonato, e tem preferência para disputar partidas onde haja falta de jogadores para completar o número mínimo.
§ 3º – Qualquer jogador pode desistir do campeonato bastando comunicar sua decisão a algum dos outros jogadores;
§ 4º - Um jogador será excluído do campeonato caso tenha 5 (cinco) rejeições consecutivas, ou sofra 2 (dois) ajustes durante o campeonato.

Punições
Art. 16 – Serão passíveis com punição de uma partida a menos no alvo:
§ 1º – A punição é decidida pela maioria simples dos que estão jogando – inclusive jogadores exterminados;

Regras do Jogo
Art. 17 – O grupo de jogadores pode acrescentar algumas regras acerca do andamento da partida sem entretanto desfigurar as regras do jogo estabelecidas no manual. Dessa forma, fica estabelecido que:
§ 1º – O primeiro a jogar será aquele que obtiver o maior número no dado. O segundo a jogar será decidido entre os dois jogadores que estiverem próximos ao que for jogar primeiro;
§ 2º – Os jogadores deverão seguir estritamente a seqüência de lances especificadas no manual: contar territórios, colocar exércitos, atacar (opcional), deslocamentos (opcional) e compra das cartas (se tiver conquistado algum território). O término da jogada fica configurado com a compra de carta (se tiver direito) ou com qualquer expressão falada que indique que não jogará mais;
§ 3º - O ataque poderá partir de simultaneamente de mais um território que faz fronteira com o território atacado, respeitando-se os exércitos de ocupação que não podem atacar;
§ 4º - O jogador, em hipótese alguma, não poderá se deslocar e continuar atacando. Um deslocamento implica em fim de ataque, bem como a compra de carta implica em fim da jogada;
§ 5º – Cada jogador terá o tempo máximo para colocação de exércitos de 3 (três) minutos a partir do momento em que o jogador anterior encerrar seu lance. Caso o jogador ultrapasse o tempo limite não poderá colocar mais nenhum exército no tabuleiro;
§ 6º – A quantidade máxima de exércitos nas trocas com cartas é de 40 (quarenta exércitos), excetuados os exércitos que o jogador tiver direito pelos territórios, por posse de continentes ou por posse de território idêntico à carta de troca;
§ 7º – Não é permitida a indução (um jogador induz o outro jogador a fazer lance conforme sua vontade, seja com palavras ou gestos), sendo permitido pedir clemência. Clemência é configurada pelo jogador atacado pedir para o jogador atacante não atacá-lo, porém sem incitar o jogador atacante atacar a outro jogador. Pedir clemência incitando o jogador atacante a atacar outro jogador se configura indução.

A classificação e premiação
Art. 18 - O rank terá duas versões classificadas segundo os seguintes critérios: I - Maior número de vitórias; II - Maior número de exércitos exterminados (exércitos diferentes daquele que faz parte do objetivo do jogador);III - Maior número de objetivos diferentes; IV – Maior número de partidas jogadas; V – Menor número de vezes que foi destruído.
§ 1º - O extermínio é computado a favor de um jogador ao eliminar outro jogador sendo que o objetivo do exterminador não poderá ser destruir todos os exércitos do destruído.
§ 2º - Se um jogador for exterminado no último lance da partida, seu extermínio não contará como para o exterminador, seja qual for o objetivo daquele que o eliminou.
Art. 19 – Haverá títulos anuais e acumulados para o jogador que conseguir vencer e exterminar mais exércitos em cada ano. Os títulos serão Mestre War do Ano (MWar#Ano), Exterminador War do Ano (EWar#Ano), Campeão Estratégico, Super Campeão War do Ano (SuperWar#Ano), Maior Vencedor War (MVWar) e Maior Exterminador (MEWar).A ordem de importância dos títulos são: MVWar, MEWar, SuperWar#Ano, MWar#Ano, MEWar#Ano e CE.
§ 1º – Os títulos MVWar e MEWar serão dados ou transferidos para os jogadores com base nas suas performances cumulativas.
§ 2º - O título CE é conferido ao jogador que alcançar os 14 objetivos diferentes do jogo. Ele é alcançado uma única vez e o jogador não o perde mais.
§ 3º – Os títulos MW#Ano, EWar#Ano são conferidos aos jogadores com base nas suas performances anuais.O título SuperWar#Ano é condicional, só é concedido ao jogador conquistar os dois títulos MW#Ano e EWar#Ano no mesmo ano.
§ 4º – Caso haja empates nos critérios de premiação, os títulos serão distribuídos visando conferir títulos a maior quantidade de jogadores possível obedecendo, porém aos critérios de desempate previstos no art. 18.
§ 5º - Desta forma se um jogador A empatar em números de vitórias e número de extermínios com um jogador B, estando na frente deste seja pela quantidade de objetivos diferentes, seja pelo número de partidas, o jogador A levará o título de MWar#Ano, porém o jogador B levará o título de EWar#Ano.
§ 6º - Se o jogador A obtiver mais vitórias que o jogador B, mas empatar com o jogador B em número de extermínios o jogador B levará o título de EWar#Ano e o jogador A levará o título de MWar#Ano.
§ 7º - Se um jogador A obtiver mais vitórias que os jogadores B e C e estes obtiverem o mesmo número de extermínios, número este maior ou igual ao número de extermínio do jogador A, o jogador A levará o título de MWar#Ano e o título de EWar#Ano ficará ou para o jogador B ou para o jogador C. Dentre os jogadores B e C o título ficará com o que tiver o melhor desempenho dentre os critérios do art. 18.
Art. 20 – Os títulos anuais serão premiados com troféus ou medalhas ímpares anualmente. Os títulos cumulativos não terão premiações, somente o status da performance.
§ 1º – Ao final do campeonato anual será organizada uma cerimônia de premiação dos vencedores nas respectivas categorias.
§ 2º – Os desistentes, excluídos e outros jogadores de partidas eventuais não receberão prêmios anuais mesmo que tenham desempenho suficiente para merece-lo. Os prêmios anuais são exclusivos para jogadores que estejam disputando o campeonato.

Alterações do regulamento
Art. 21 - As regras do ranking só podem ser alteradas por no mínimo 70% dos votos dos jogadores que participaram de pelo menos 10% das partidas válidas e estejam disputando o campeonato anual, com quorum mínimo de 4 (quatro) votos.

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