segunda-feira, 14 de julho de 2008

O regulamento III - Os expedientes

Um dos maiores problemas do campeonato era garantir a igualdade de partidas a todos os jogadores. Com todos os jogadores tendo igual número de oportunidades para vencer, tornaria o campeonato justo e equilibrado. Jogadores com igual número de jogos é bem difícil de conseguir ao longo de um ano, pois para cada partida é necessária a presença de pelo menos 5 jogadores e as pessoas não vivem só para jogar War, elas têm seus próprios afazeres e compromissos, nem sempre estão disponíveis.

Então ficamos no dilema, ou conseguíamos a igualdade ou não se jogava. Então resolvemos dar oportunidade a quem estava disponível para jogar e assim garantir pelo menos movimentação constante no campeonato. Criamos então três expedientes: preferência, rejeição e ajuste.

A preferência determina que alguns jogadores têm mais direito de jogar uma partida que outros. Esse direito é determinado pela quantidade de partidas de cada jogador (quem tiver menos tem mais preferência), de modo que ao final do campeonato anual cada jogador tenha a mesma quantidade de jogos.

A rejeição ocorre quando um jogador que possui preferência para uma partida não a utiliza e por um motivo qualquer, justo ou não, não joga a partida.

O ajuste ocorre quando um jogador rejeita três partidas consecutivas ou cinco alternadas. Ajuste é o valor somado ao número de partidas de um jogador de modo que seu total de partidas seja maior em uma unidade ao total de partidas do jogador que mais jogou naquele momento do ajuste. Exemplo: Suponhamos um grupo de 10 jogadores. Dentre esses 10 há um que tem mais partidas que todos - o jogador A - que jogou 12 partidas enquanto os demais jogadores jogaram 11 partidas e um jogador - o jogador B - jogou somente 5 partidas e mesmo tendo aparecido em algumas partidas e exercido sua preferência (já que tinha partidas a menos) e jogado, acumulou as 5 rejeições alternadas, então ele deverá sofrer o ajuste e como o jogador A jogou 12 partidas deverá se somar 8 às partidas do jogador B para que ele fique com fictícias 13 partidas. Assim ele nas próximas partidas ele não terá mais preferência de jogar e joga quem estiver disponível.

Assim o regulamento favorece os jogadores que têm mais disponibilidade para jogar e mantém o campeonato em atividade.

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