domingo, 31 de dezembro de 2023

Visão Computacional 2023.1


Cursei Visão Computacional em 2023. A disciplina é muito importante e abrangente para ingressar apropriadamente nas áreas de aquisição, tratamento, interpretação de imagens e vídeos e tudo que está associado tais como redes neurais. Impossível abranger toda a área e aqui é somente uma visão super sumarizada. Para uma das várias opções mais aprofundadas tem a playlist com as aulas do Prof. Aldo von Wangenheim nas referência ao final do post.

Pois bem, para mim e num aspecto mais prático para um iniciante no campo de estudo, Visão Computacional independente de seus fundamentos, história, inovações pode ser dividida em três grandes abordagens: Classificação, Detecção e Segmentação de imagens. Vamos a cada uma delas.

Classificação de Imagens

A classificação de imagens é atribuição de categorias (ou designação ou rótulos) a objetos, dados ou fenômenos com base em suas características e atributos estão presentes na imagem. A Visão Computacional se propõe a extrair as melhores características das imagens com o intuito de classificar, detectar (localizar) ou segmentar (identificar) objetos. A aplicação de tal recurso é bastante ampla se propondo a resolver problemas nos múltiplos domínios tais como: Medicina, exploração de recursos (petróleo, minerais, etc), sensoriamento remoto, controle de qualidade, etc.

O processo de extração que se repetirá nas outras abordagens (detecção e segmentação) pode ser descrito como:

1. Obtenção do conjunto de dados e sua preparação (divisão em conjuntos de treinamento, validação e teste, augmentation, pré-processamento, etc);

2. Aplicação das técnicas de extração de características. Há muitas operações e formas de extrair características, aqui listo algumas poucas técnicas:

Análise de histograma (distribuição das cores e intensidade); Co-ocorrência de escala de cinza (características de textura); Padrão Binário Local (LBP - Características de textura); Histograma de Gradiente Orientado (HOG); filtros convolucionais, pooling, flattening em redes neurais profundas ou em combinação com redes rasas.

3. Validação dos resultados. Aqui busca-se garantir que os resultados sejam os mais legítimos possível não sofrendo de tendências decorrente do conjunto de dados enviesado. Assim diferentes técnicas e métricas são utilizadas tais como (algumas):

Técnicas de divisão dos dados são formas de garantir que os resultados automáticos obtidos foram legítimos e que o treinamentos entrega resultados melhores do que os resultados feitos por especialistas (custosos) : hold-out, cross-validation de vários tipos: K-folds, Stratified K-fold, Leave-p-out, Leave-one-out e Monte Carlo (shuffle-split) ou ainda uma combinação de hold-out e cross-validation

Métricas são valores numéricos pelos quais se interpretam quão bons são os resultados obtidos: acurácia, precisão, recall, f1-score (dice), intersection over union - IoU (índice Jaccard), sensibilidade, especificidade e a matriz de confusão.

Cada uma dessas técnicas ou recursos possui detalhamentos específicos que fogem ao escopo do post. Eles também não são obrigatórios ou exaustivos e podem ser recombinados de diferentes formas para ao final dentro do conjunto de dados se obtenha a classificação automática das imagens.

Pode ser encontrado no Kaggle (abordado neste post), diferentes desafios e datasets prontos para serem testados e assim se desenvolver o aprendização em Classificação de Imagens.

Detecção de Imagens

Enquanto a classificação de imagens se propõe a dizer o que tem na imagem, a detecção marca a localização do objeto, em geral destacando-o com um retângulo ou no jargão técnico uma bounding box. Esta bounding box deve conter todo objeto procurado independente da forma do mesmo. Daí técnicas de reconhecimento são aplicadas em imagens estáticas ou em vídeos de modo a localizar os objetos. Há bastante aplicações desta técnica em diversas áreas. 



Segmentação de Imagens

A segmentação vai além da classificação na medida em que não apenas identifica o objeto, mas também delimita sua forma e posição dentro da imagem. Essa abordagem tem aplicações cruciais em diversos campos. A segmentação desempenha um papel fundamental na capacidade de máquinas "interpretarem" o mundo visual como os humanos o fazem, o que a torna um tópico relevante em nosso cenário atual. Exemplificando:

Tipos de segmentação
A segmentação pode ser de 4 tipos:
Segmentação de bordas: A segmentação de bordas se concentra na detecção e delimitação das bordas dos objetos na imagem. Ela não atribui rótulos semânticos aos objetos.

Segmentação Semântica: Na segmentação semântica ocorre a atribuição de sentidos/significados a cada  pixel rotulado na imagem. 

Segmentação de instância: A segmentação de instância é um passo além da segmentação semântica, neste tipo se faz a separação de instâncias da mesma classe presente na imagem.

Segmentação panóptica: A segmentação panóptica é a união entre os objetos identificados nas segmentações anteriores.


==========

Referências

Playlist das videoaulas das disciplinas INE410121 - Visão Computacional, INE 5443 - Reconhecimento de Padrões e EEL110021 - Visão Computacional e Inteligência Artificial para Veículos Autônomos da UFSC  (português)

Dive into Deep Learning 

Computer Vision: Algorithms and Applications by Richard Szeliski

Deep Learning, by Goodfellow, Bengio, and Courville

Classification in Data Science

Feature Engineering for Computer Vision

O que são redes convolucionais: uma breve explicação (português)

Deep Learning Book (português)

Hold-out vs. Cross-validation in Machine Learning

An overview of semantic image segmentation

Semantic Segmentation — Popular Architectures

A 2021 guide to Semantic Segmentation

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Meu time caiu para a segundona


Como brasileiro, óbvio que sempre fui exposto ao futebol, que inegavelmente é o esporte nacional. O futebol também é o principal esporte mundial. Duas forças no mesmo sentido que terminam por se somar em influência sobre as populações e que terminam por conquistar corações. Mas o futebol tem pouca tradição no meu Estado, não me recordo de haver clubes do meu estado na Série A do campeonato brasileiro de modo que depois de passar a torcer por vários clubes terminei por escolher o Santos Futebol Clube (Santos FC) há bastante tempo atrás.

O Santos FC foi fundado em 1912 (não vou entrar em detalhes pois a história do clube está muito bem coberta por diversos sites na internet) em Santos, São Paulo. A cidade de Santos tem sua pujança e desenvolvimento muito em consequência do Porto de Santos, fundado em 1892, é o principal porto público brasileiro.

O clube de futebol ao longo da sua história teve maior glória nos anos 1960 quando contava com jogadores que tornaram o time o maior time de futebol do mundo. Nessa era de ouro o Santos contava com o maior jogador de todos os tempos - Pelé - que foi revelado e mantido no clube por 19 anos (1956 a 1974). O ataque do Santos chamado de o ataque dos sonhos era formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. As estatísticas são descomunais (veja sites no fim do texto).

Após o fim da era Pelé, o Santos amargou anos sem levantar troféus até que as novas gerações de jogadores da base do Santos surpreenderam os grandes clube do Brasil nos anos 1978, 1983-1984, 1995, 1998, 2002-2004 e 2010-2012.

O maior dos esquadrões !

Críticos e detratores do clube dizem que seus torcedores são zumbis saudosistas de uma era que não ocorrerá novamente. Porém ao verificar a trajetória do Santos FC, qualquer um verá que nenhum time fora de uma grande capital brasileira jamais fez frente aos times das capitais brasileiras que sempre tiveram mais verbas, audiência, contratos e torcida. O Santos era sempre um incômodo aos grandes times, e por muitas vezes superando-os. Então não se trata somente de velhinhos nostálgicos.

Entretanto no dia 6/12/23, o Santos teve um grande revés, foi pela primeira vez rebaixado a Série B do Campeonato Brasileiro - a famosa segundona - Além da vergonha do rebaixamento, o Santos terá um ano sem jogar com os principais clubes brasileiros, perda de visibilidade, audiência, contratos e pode se tornar somente um clube comum do interior do país que uma vez colocado entre os coadjuvantes nunca mais retornam. Confesso que as alegrias que tive pelo clube não foram tão mais intensas que esta tristeza pela queda, tanto que nunca me animei a escrever suas glórias e conquistas. As experiências de intensidade negativa são mais marcantes do que as positivas. C'est la vie ! 


O rebaixamento infelizmente foi quase a confirmação dos sinais que o time já demonstrava durante os dois últimos anos em que a formação foi tão ruim, com resultados tão fracos que seria difícil se manter na elite do futebol brasileira. 

A culpa, claro, é do time que estava em campo ao longo do Campeonato Brasileiro, mas também dos vários técnicos que não conseguiram montar um time vencedor, e principalmente da diretoria lenta e ineficiente não conseguiu refazer o time diante dos resultados pífios anteriores e só se conformava com o prenúncio do rebaixamento.

Como torcedor, sofro pelo resultado, mas entendo que o time em campo foi ruim o suficiente e não somente durante só uma partida mas durante todas as 17 rodadas em que o time foi derrotado e nas 10 em que empatou, com saldo negativo de 25 gols e podendo não cair foi derrotado nas três últimas rodadas vindo a confirmar a queda na última rodada graças a vitórias de outros times e nunca por mérito próprio.

Continuo torcedor, vestindo a camisa e torcendo para o Santos volte a temporadas melhores. Já a instituição Santos FC tem que aprender com essa derrota, levantar a cabeça e encarar um 2024 mirrado de oportunidades para se destacar. Tem que implodir e recomeçar. Trabalhar para voltar a elite em 2025 com qualidade e não mais ficar correndo risco de ser rebaixado novamente.

=======

Links de referência






quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Redes e as frases sinceras


Cursei uma disciplina como ouvinte no primeiro semestre de 2023. A disciplina é básica no currículo e foi importante na revisão de conceitos. Vou ser vago pois a ideia é só destacar as frases que ouvi no curso. Ressalto que as frases não são minhas. As frases eu as considero como pérolas pois são fruto de anos de trabalho e experiência sincera do professor, que não vou identificar pois a ideia é destacar as frases. As frases tem o tom jocoso mas de nenhum modo preconceituoso pois vem da visão de um profissional que de fato trabalhou aqueles temas. Mas posso dizer que para mim como ouvinte foram momentos de leveza, um escape humorístico e que, claro, ajuda na pedagogia. O post pode ficar curto pois não são muitas frases. Em algumas delas vou dar contexto, claro que não é uma tentativa de explicar a piada. Mas para não dizer que foi pouco trabalho vou produzir imagens com cada uma das frases.

Frase 1
Há profissionais que não engolem o Java, mas se dão muito bem o Javascript, que de fato não faz parte da plataforma Java. O JavaScript surgiu em 1995 e é posterior ao Java que surgiu em 1991. As linguagens são de empresas diferentes. Javascript recebeu este nome como jogada de marketing, uma tentativa de popularização. Javascript teve vários nomes antes de ter este definitivo. Foi primeiro chamado de  Mocha e depois LiveScript. Então sim, é possível mostrar todo o seu desgosto com o Java e amar o Javascript.

Frase 2
As tecnologias de frontend (ou front-end) são todos os recursos que realiza uma interação direta com o usuário que consiste principalmente na interface gráfica. Essas tecnologias tem seu valor, claro ! Porém em relação às tecnologias de backend que englobam o que podemos considerar o que é mais fundamental em redes de computadores e que está muito relacionado aos serviços, protocolos, sistemas e a fundamentação matemática, estatística, física e até filosófica. 

Frase 3
Sem comentários

Frase 4
Sim, não só os protocolos mas toda a fundamentação de conexões de rede, tem um quê de espetacular na medida em que apesar dos avanços principalmente em termos de velocidade, a base, o fundamental se manteve. Daí o seu valor. Para corroborar esse ponto de vista menciono a Association for Computing Machinery - ACM. A ACM é uma sociedade científica dedicada à Computação. ACM analisa, reconhece e laureia de diferentes formas os avanços computacionais com impactos positivos na sociedade. Assim sendo o principal prêmio da ACM é o A. M. Turing Award (Prêmio Turing) - considerado o prêmio Nobel da Computação. Em 2004 o Prêmio Turing foi concedido a Vinton Cerf e Robert Kahn pelo trabalho pioneiro em internetworking, incluindo o projeto e implementação do TCP/IP. Em 2016 foi laureado Tim Berners-Lee pela invenção da World Wide Web, o primeiro navegador web, e os protocolos e algoritmos fundamentais que permitiram a escalabilidade da web. Em 2022, Robert Metcalfe foi laureado pela invenção, padronização e comercialização da tecnologia Ethernet. Então SIM, há grande valor nesses avanços.

Frase 5
Pelas mesmas razões da frase anterior, o TCP/IP tem uma performance tão excelente que é sugerida sua utilização aos modelos de predição.

Frase 6
Pela experiência pessoal do profissional, parte dos trabalhos em Engenharia de Software tem muito de "blá", lero-lero e pouca entrega, ao contrário dos conceitos de Redes que tem que ser eficientes, performáticos caso contrário não são usados, virar padrão então fica impossível. 

Frase 7
O conceito original de heurística (procedimento mental simples que ajuda a encontrar respostas adequadas para perguntas difíceis) pode dar margem sim para seja "um chute" aleatório. Então, entre amigos numa brincadeira, cabe sim rebaixar a heurística a este patamar.

Frase 8
O Cálculo Numérico corresponde a um conjunto de ferramentas ou métodos usados para se obter à solução de problemas matemáticos de forma aproximada. Esses métodos se aplicam principalmente a problemas que não apresentam uma solução exata. Já o machine learning se propõe a fazer predições automáticas baseado em um conjunto de dados que "aproxima" as predições da realidade usando recursos, métodos, conceitos da área de Inteligência Artificial. A semelhança dos conceitos EXISTE ! E é um grande insight. Defensores de qualquer uma das áreas podem ficar chateados com este tipo de afirmação mas ela não é de modo algum totalmente desconectada da realidade.   

Frase 9
Para mim esta é uma das melhores, ela não é tão polêmica, mas é o reconhecimento da supremacia do SO Android que é versátil o suficiente para rodar nas mais diferentes arquiteturas e plataformas. Daí ele ser um candidato a equipar nossa versão cibernética.



sábado, 5 de agosto de 2023

Ferramentas de IA


No passado recente os avanços na área de Inteligência Artificial em seus múltiplos desdobramentos tem sido tão vertiginoso que apontar tais desdobramentos é estar fadado à rápida desatualização. Com relação às ferramentas, idem. Ainda assim é possível verificar quais ferramentas e recursos estão disponíveis e alguns tornam-se referência podendo ser utilizados por mais tempo. Lembrando que a lista não é recomendação. A maioria das ferramentas indicadas são para desenvolvedores e são em geral baseadas nas IAs mais famosas.

1. Soluções voltadas a código. Soluções que escrevem, depuram ou explicam códigos. Não vou citar as três principais pois já são muito famosas - ChatGPT, GitHub Copilot, OpenAI Codex


DeepCode - A principal proposta da DeepCode é a geração de um código seguro ou da análise de segurança de outros códigos. A desenvolvedora do DeepCode destaca as qualidades do produto e se propõe a demonstrar em como o DeepCode pode de fato melhorar códigos existentes e propor novas soluções.

Figstack - Com o Figstack o programador poderá obter a explicação linha a linha do que o código faz. Este recurso permite ao Figstack ser uma boa solução para documentação de código. A ferramenta também traduz código entre uma linguagem de programação para outra. Outro recurso disponível nesta ferramenta é avaliar a eficiência do código submetido (em inglês Big O) e claro faz sugestões de melhorias. 




2. Soluções voltadas a vida prosaica do empreendedor como criação de imagens, áudios, vídeos e outros automatizações. 


Fliki - Fliki é uma ferramenta AI para transformar texto em vídeos com vozes e assim você deixa de pagar uma fortuna para produtoras pois vídeos simples o Fliki dá conta. Não tentei ao ponto de me aprofundar, mas o vídeo inicial dá uma ideia boa das possibilidades. O próprio YouTube poderia ter mais recursos tais como esse, quem sabe no futuro, por enquanto Fliki e similares ajudam os criadores de conteúdo.

Runway - Outra ferramenta com tecnologia de IA como a primeira, porém Runway gera vídeos muito mais sofisticados. O Runway foi projetado para criadores de todos os tipos, seja você um escritor experiente ou um iniciante em busca de ajuda. Boa alternativa para geração de material de divulgação de projetos e negócios.

Resemble - O Resemble é uma ferramenta de IA exclusiva que permite criar narrações de alta qualidade e semelhantes a humanos em segundos de maneira natural e o menos sintetizado possível e em vários idiomas. O que o torna útil para dublagens. Você pode usá-lo para adicionar narração de nível profissional aos seus vídeos ou podcasts. É perfeito para criar narrações para materiais de marketing, tutoriais e demonstrações de produtos. 

HyperWrite - HyperWrite é uma poderosa ferramenta de escrita; Conta com 93 módulos diferentes todos voltados para a escrita de texto. De e-mails, artigos, teses, documentação de sistemas, etc, o HyperWrite se dispõe a gerar texto claro, conciso e preciso. O HyperWrite também possui funcionalidade integrada para melhorar a legibilidade e gramática. Além disso, permite fácil compartilhamento e colaboração em documentos, o que é especialmente útil para equipes remotas e desenvolvedores que trabalham em projetos de código aberto.


Menção honrosa ao 1Tools. 1Tools oferece uma vasta miscelânea de recursos, a princípio gratuitamente. Apesar de ter testado, a variedade é tanta que é difícil não haver pelo menos uma que não resolva bem as dores de desenvolvedores e empreendedores. 


3. Soluções para comunidades de desenvolvedores, infraestrutura em nuvem e IA. Apesar da tentativa de classificação das ferramentas nessa categoria, cada uma das indicações aqui é uma mistura de plataforma, rede social, comunidade e ferramentas de desenvolvimento em IA.

Keras - Definição da Wikipédia sobre o Keras - "O Keras é uma biblioteca de rede neural de código aberto escrita em Python.". Keras funciona normalmente com outras ferramentas tais como: TensorFlow, Microsoft Cognitive Toolkit, R, Theano, ou PlaidML. Projetado para permitir experimentação rápida com redes neurais profundas, ele se concentra em ser fácil de usar, modular e extensível. Foi desenvolvido como parte do esforço de pesquisa do projeto ONEIROS (Open-ended Neuro-Electronic Intelligent Robot Operating System). François Chollet, autor do Keras, explicou que o Keras foi concebido para ser uma interface, e não uma estrutura de aprendizado de máquina independente. Ele oferece um conjunto de abstrações mais intuitivo que facilita o desenvolvimento de modelos de aprendizado profundo, independentemente do back-end computacional usado. O Keras é a principal biblioteca de desenvolvimento de redes neurais. A pesar do propósito inicial Keras se tornou muito mais que foi proposto.

Kaggle - Kaggle é uma comunidade online para competições em ciência de dados. Kaggle foi fundado em 2010 por  Anthony Goldbloom and Ben Hamner e foi vendido em 2017 para o Google. Kaggle disponibiliza, datasets (conjunto de dados), cursos, ambientes de desenvolvimento para a comunidade competir na busca de soluções para os mais diversos problemas. Ótimo ambiente para evoluir no aprendizado e na busca de soluções no estilo de gamefication através do qual os participantes recebem distintivos conforme seu avanço e participação na comunidade.

Hugging Face - Hugging Face tem uma proposta similar a do Kaggle, porém seu foco é a construção de aplicações utilizando Machine Learning. Sua plataforma permite que usuários compartilhem seus datasets e modelos de aprendizado de máquina. A companhia foi fundada em 2016 por Clément Delangue, Julien Chaumond e Thomas Wolf. Hugging Face possível uma infraestrutura similiar ao do GitHub para manutenção de repositórios, modelos, datasets, aplicações web e suporte a discussões.

Google Colab - O Colaboratory ou “Colab” é um produto do Google Research, área de pesquisas científicas do Google. O Colab foi criado a partir de um fork do projeto Jupyter que oferecia serviços para computação interativa entre múltiplas linguagens de programação. O Google porém integrou os recursos do Jupyter em sua infraestrutura e disponibiliza "células" de programação (chamados de notebooks) como se fosse arquivos do Google Drive além de oferecer capacidade de processamento em nuvem. O Colab permite que qualquer pessoa escreva e execute código Python arbitrário pelo navegador e é especialmente adequado para aprendizado de máquina, análise de dados e educação. Pelo Colab também é possível aplicações de maior porte pois o Google vende capacidade computacional para maiores demandas. As demandas pequenas entretanto podem ser atendidas gratuitamente. Menção honrosa nesta parte de infraestrutura escalável em nuvem vai para a Amazon Web Services - AWS

PapersWithCode - Este site se propõe a disponibilizar de maneira livre e aberta artigos, códigos, datasets, métodos e resultados de avaliação relativas a NLP (Neural Language Processing) e Machine Learning. Todo o conteúdo do site é licenciado sob a licença CC-BY-SA (mesma da Wikipedia) que permite a contribuição de todos. Paperwithcode também disponibiliza materiais sobre Astronomia, Física, Ciência da Computação, Matemática e Estatística.

O site é um ponto de partida para saber sobre as novidades mais "quentes" e o state-of-the-art de diferentes áreas de pesquisa, porém com foco nas áreas citadas acima.


sábado, 25 de março de 2023

Náufragos, traficantes e degredados

Li dois dos quatro livros da coleção Brasilis de autoria de Eduardo Bueno que por si só uma figura revolucionária, entusiasmada e histriônica. Por um tempo acompanhei ele no seu canal no Youtube. Ambos os livros tratam dos eventos que envolveram a corrida náutica pelas rotas comerciais e que compreendem os feitos de exploração da costa africana, descoberta do caminho das Índias, descobrimento da América e do Brasil, circunavegação da Terra e a busca pela riquezas na região andina. Muitos personagens atuaram para toda a sucessão de eventos. Em geral as 3 décadas de 1500 a 1530 são resumidas em alguns parágrafos nos nossos livros didáticos e também é muito pouco explorado em produtos da cultura pop como filmes, séries, documentários aos quais em geral temos acesso.

Uma das dificuldades cruciais é a pouca quantidade de materiais historiográficos e muitas constatações terminam por serem cartas e documentos espalhadas pela Europa. Mas grande parte estava na Espanha e Portugal. Os documentos que estavam em Portugal parte foi perdida e parte encontrada, décadas e até séculos depois. 

Quero destacar alguns aspectos.

1. As viagens tinham um preço muito alto. E não estou falando de preço financeiro, pois este também era muito alto. Os governos não conseguiam financiar sozinhos as viagens, o custo era dividido entre a iniciativa privada e os governos em geral, ou totalmente custeado pela iniciativa privada e o governo fazia uma concessão. Cada país adotou modelos diferentes, sendo que os pais que estavam mais atrás optaram pela pirataria institucional. O custo maior ao meu ver era o custo humano pois nos que embarcavam em geral não retornavam. Eles recebiam adiantado o pagamento pela viagem e o pagamento ficava com a família. E em geral morriam por doença, naufrágio ou lutas.

2. Cada personagem tinha as atitudes muito diversa do que em geral pensamos. a) Os navegadores queriam sim desbravar mas partiam rumo ao desconhecido tendo que enfrentar situações as mais diversas, motins, emboscadas, perda de material, comprometimento da saúde etc. Quando voltavam com algum êxito eram cumulados de riquezas e títulos. Apesar dos atos de bravura em geral os navegadores eram homens cruéis, ambiciosos e tinham direito sobre a vida e morte dos tripulantes; b) Náufragos e degredados conseguem se adaptar nos novos locais e tornam-se homens poderosos e influentes. Tornando-se mui ricos chegaram a voltar à Europa para comparecer diante de reis e rainhas. Estes iniciaram a miscigenação no Brasil, pois não tinham critérios para se relacionar com as índias e assim terem muitos descendentes. c) Os índios que tiveram as atitudes mais diversas, algumas tribos sendo aguerridas e arredias, outras dissimuladas e outras amigáveis. Os índios ao contrário do que se dizia não aceitaram somente miçangas e bugigangas, rapidamente passaram a querer ferramentas e materiais dos europeus e sim trabalharam duro e foram escravizados mas houve também resistência.

3. Alguns personagens entretanto chamaram muito minha atenção como Caramuru, o Bacharel de Cananéia e claro o náufrago João Ramalho que praticamente foi o senhor do Brasil de fato sendo chamado de pai dos mamelucos e praticamente o pioneiro de São Paulo. João Ramalho dominava tribos e escravos, teve uma vida extremamente longeva (mais de 90 anos) e ativa.

4. Um outro personagem especial é o índio carijó Içá-mirim, filho do cacique Arosca. O navegador francês Binot Paulmier de Goneville veio ao Brasil em 1503 e aportou ao que se acredita na região que é hoje o Estado de Santa Catarina. Binot teve excelente recepção e convívio com os índios, o que levou o cacique a permitir que seu filho Içá-mirim (chamado Essomericq pelos franceses) foi levado para a Europa para aprender a civilização dos navegadores (armas principalmente) de modo quando voltasse pudesse se sobrepor aos inimigos. Infelizmente a viagem de volta foi cheia de percalços e prejuízos o que impediu Binot de voltar ao Brasil. Não podendo cumprir a promessa de retornar com Içá-mirim, Binot o fez herdeiro seu e o casou com sua filha. Içá-mirim ou melhor Essomericq teve vida longa na França (95 anos) e deixou 14 filhos.

5. Os pioneiros do descobrimentos buscavam a sobrevivência num mundo em que a força e as riquezas se sobrepunham e a vida era muito mais frágil mas também não ansiavam por muita glória. Os que os moviam era o desejo pelas riquezas e para isso eles pilhavam, escravizam, guerreavam, tomavam e matavam, tudo pela possibilidade de descobrir riquezas para seus patrocinadores.


domingo, 5 de fevereiro de 2023

A hora é agora de Trevin Wax

Eu recebi o livro do Trevin Wax - A hora é agora - de subtítulo "Mitos Cotidianos à Luz do Evangelho" em uma box da Box95 (não sei se continua em funcionamento).  Porém não o li logo, passou uns dois anos para finalmente lê-lo e apesar de um livro despretensioso tem seus méritos nas suas 246 páginas. Trevin Wax  é um teólogo relativamente jovem que aborda temáticas cotidianas como uso excessivo de celulares, casamento, sexo a questões mais universais como futuro, felicidade e sociedade. Os capítulos são concisos e vão ao ponto, tanto tomando dados e pesquisas mais recentes sobre os temas. Vou dar minha síntese do capítulo 1 - "O seu celular é um contador de mitos". Wax mesmo embasado por dados de outras autores coloca, talvez por questão editorial, o celular como ator quando sabemos na verdade que os usuários ainda que em estado de adicção (vício) são os atores no uso excessivo não somente de celulares, mas de equipamentos em geral e principalmente uso da internet, da qual os celulares são somente janelas pelas quais se acessa suas diferentes aplicações tais como redes sociais, sites de mídia e streaming, etc. Feito este disclaimer, os mitos apontados, excetuadas as situações de trabalho e educação, são válidos. Por vezes eu cheguei a pensar que tais comportamentos são mais recorrentes entre adolescentes, mas creio que em todas as faixas etárias haverá pessoas com o uso excessivo de gadgets em geral. Mas adolescentes tendem a ser mais suscetíveis por eles virem a ter acesso amplo a celulares ainda em tenra idade. Mas vamos aos mitos de maneira resumida.
Mito 1 - O uso excessivo de celulares lhe diz que "você é o centro do mundo". O usuário é quem controla, personaliza, interage, etc.
Mito 2 - O uso excessivo de celulares lhe diz que "você sabe sobre tudo". Conhecimento teórico e não vivência, experiência. O autor diferencia "conhecimento de" e "conhecimento sobre", pontuando que o "conhecimento sobre" não leva a sabedoria e sim a acúmulo de informações.
Mito 3 - O uso excessivo de celulares lhe diz que "você está certo". Este advém de os usuários obterem confirmação de reforço de grupos com posicionamentos e forma de pensar semelhantes.
Mito 4 - O uso excessivo de celulares lhe diz que "as pessoas precisam lhe conhecer". Quase uma derivação dos 3 anteriores.
O mito 4 lhe coloca no dilema decorrente da dupla sede. A dupla sede é o estado de se estar sedento e beber algo lhe deixa mais sedento. A dupla sede é o dilema de usuários serem levados a se exibirem, se mostrarem, se exporem em redes sociais porém temerem a exposição excessiva. Como que querendo mostrar somente o que lhe convém e não serem rejeitados por alguma particularidade de suas vidas.

O resumo dos mitos propalados pelo uso excessivo de celulares - excetuadas as situações de trabalho e educação - é uma constante lisonja digital.

A esses mitos e dilema, Wax aponta algumas saídas e uso saudável (Práticas). 

Saída 1 -  Ao silenciar celulares e demais telas - caso seja possível - lhe proporcionará inicialmente um desconforto porém com o tempo você poderá perceber um senso de pequenez - será gritantemente ignorado pela realidade. Que está num mundo gigante e que você é bem pequeno. Será o contrário da lisonja. E novamente a menção a celulares e demais equipamentos se estende a internet pois os equipamentos são somente meios de se acessá-la.

Saída 2 - O Evangelho de Cristo nos liberta da necessidade de controlar a nossa reputação online o tempo todo. O tempo excessivo gasto em celulares nos impede de fazer as perguntas difíceis e olhar profundamente para nossas almas e lidar com o nosso pecado.

Saída 3 - O Evangelho de Cristo reconhece os nossos anseios de conhecer e ser conhecido e expõe a mentira de que a lisonja digital pode resolver esses anseios.

Prática 1 - Separar tempo e espaços para desligar totalmente as telas e você se dedicar a outros projetos e atividades. E assim estar de mente completa (mindfullness - atenção completa) nestas atividades e na relação com outras pessoas.

Prática 2 - Selecionar pessoas que lhe ajudarão a amar a Cristo e sua Igreja.

Prática 3 - Procurar ouvir vozes discordantes de sua opinião a fim de desenvolver tolerância e empatia.

Se você gostou da abordagem, saiba que o livro tem 8 capítulos cada um abordando outros temas. Mas para mim este resumo já foi suficiente.

O livro está a venda no site da Pilgrim nas versões em audiobook e ebook.

domingo, 29 de janeiro de 2023

Redes Neurais 2022.1

 Eu me propus a resumir algumas disciplinas que cursei recentemente. Tanto como forma de avaliar a assimilação quanto para fins de registro pessoal. Afinal é preciso ajudar a memória.

No primeiro semestre de 2022 cursei a disciplina de Redes Neurais de 60h como parte do programa de pós-graduação DCCMAPI, como aluno especial. A disciplina foi ministrada pelo Prof. Dr. Areolino de Almeida Neto.

Os tópicos da disciplina foram:

- Redes Neurais Artificiais (RNA). Neste tópico foram apresentadas as RNAs (inicialmente redes rasas), estrutura, arquitetura, tipos e usos de RNA. 

Figura 1 - Modelo básico de uma RNA

 
Figura 2 - Tipos de topologia

Figura 3 - Casos de topologia

Além da definição, tipos e regra de aprendizado computacional. As definições apresentadas foram:

“Aprendizagem é um processo no qual os parâmetros livres de uma rede neural são adaptados através de um processo de estimulação do meio-ambiente no qual a rede está inserida. O tipo de aprendizagem é determinado pela maneira que ocorrem as mudanças nos parâmetros" (S. Haykin)

“Aprendizagem é vista como processo de otimização. Isto é, aprendizagem consiste em um processo de busca de solução em um espaço multidimensional de parâmetros, em geral os pesos das conexões, que
otimize uma dada função objetivo.” (M. Hassoun)

Tipos de aprendizado

Os tipos de aprendizado de aprendizado de máquina pode ser resumido pela imagem abaixo. Há três tipos principais e cada um é mais indicado para lidar com tipos específicos de problemas.


 Tipos de redes neurais

Os tipos de redes neurais abordados de fato foram as Redes MLP, RBF e a CollabNet. Porém há muitos tipos de redes e as foram mencionadas as redes Kohonen, Elman, CMAC, Hopfield, Stacked Autoencoder, Convolucional, Time-delay NN, etc.

Entretanto o gráfico abaixo dá uma ideia mais próxima da variedade das redes neurais.


Atividades da disciplina

As atividades da disciplina foram as listadas abaixo com o respectivo link no GitHub. Clique nos links para ser redirecionado.

Atividade 01 - Lista de exercícios de MathLab - Objetivando conhecer os recursos básicos da ferramenta.

Atividade 02 - Reconhecimento de padrões via RNA tipo MLP (MultiLayer Perceptron) com o objetivo de avaliar carros.

Atividade 03 - Reconhecimento de padrões via RNA tipo RBF (Radial Base Function) com o objetivo de avaliar carros.

Atividade 04 -  Reconhecimento de fonemas via RNA tipo MLP

Atividade 05 - Reconhecimento de fonemas com múltiplas RNA tipo MLP.

 

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Tops 2022


Tem gente que faz semana a semana, tem gente que faz mês a mês, como a minha rotação é baixa então vai de ano em ano. Destaco os livros, HQs, séries e filmes abaixo que consumi no último ano.

Top 3 melhores livros lidos em 2022.
 
Deus no banco dos réus

 
1. Deus no banco dos réus de C. S. Lewis - Mais uma coletânea de artigos de Lewis que sempre escreve textos rebuscados. Mesmo com a excelente tradução de Giuliana Niedhardt que tenta preservar a complexidade do texto original não é para o leitor de primeira viagem. O título vem de um dos artigos 51 artigos do livro e é até um artigo menor dentre os demais. Destaco entre eles os artigos: "Milagres", "O problema de fulano..." e "Religião e Ciência".

 Os Espiões


2. Os Espiões de Luis Fernando Veríssimo. Esta excelente comédia conta a história tresloucada de amigos de botequim que embarcam na investigação sem pé nem cabeça sobre a vida e morte de Ariadne, uma mulher de uma cidade do interior que envia uma carta misteriosa a editor fracassado. O editor encantado pelo manuscrito de Ariadne o vê como meio de engajar os amigos na aventura e todos vão com custo pessoal descobrir o que aconteceu com Ariadne. 
 
 
As crônicas de Olam

 
 
3. As crônicas de Olam de L. L. Wurlitzer. Na verdade é uma trilogia épica de um autor brasileiro e desconhecido para mim. Achei os 3 volumes muito bom ao que se propunha com aventuras, lutas, plot twists, emoção e amor.
 
Top 4 melhores HQs e mangás lidos em 2022

Astronauta Singularidade e Astronauta Parallax
Astronauta Singularidade
Astronauta Parallax
1 e 2. Astronauta Singularidade & Astronauta Parallax - Ambos de Danilo Beyruth. As HQs são baseadas no personagem Astronauta de Maurício de Souza e com a parceria de quadrinhistas e ilustradores tiveram seus personagens revisitados e repaginados e as HQs do Astronauta ficaram muito boas, destaco particularmente estas duas produzidas pelo Danilo Beyruth.

Noir - Enrique Abulí e Jordi Bernet


 
3. Noir - Enrique Abulí e Jordi Bernet. Mais um lançamento da editora Figura já havia lançado Torpedo da mesma dupla. Este é contém histórias mais curtas mas igualmente pesadas e inesperadas. Noir é uma coletânea de loucuras humanas, misturadas sem comedimento, sem escrúpulos.

O vento que sopra os pinheiros

4. Minha coisa favorita é monstro - Emil Ferris. Apesar do tom pessoal nesta grande graphic novel, o que não desmerece o excelente trabalho de Ferris. Para mim o destaque vai para a qualidade dos desenhos, alternando técnicas entre os eventos da narrativa. A história é meio arrastada e inacabada. Creio que haja um volume 2.
 

Top 10 filmes filmes vistos em 2022
Títulos originais dos filmes com o ano da produção, porém assistidos em 2022. Em ordem de preferência pessoal.

1. The Unforgivable (2021). Crime, castigo e perdão é uma mistura que dá muito certo e neste filme acertaram o alvo. Roteiro bem amarrado e no fim vem a redenção de Ruth Slater, papel de Sandra Bullock. Para saber sobre o filme veja o post que publiquei a respeito, clicando aqui.

2. Everything Everywhere All at Once (2022). Um filme surpreendente, inusitado até digamos estranho mas que basicamente uma declaração de amor entre mãe e filha. Apesar do aspecto fantástico de universos alternativos e forças que se digladiam é mais um olhar inusitado aos fatos comezinhos da vida em família.

3. Top Gun: Maverick (2022). Um dos melhores filmes de 2022 com a fórmula simples do sucesso: força, excelência, combate e ótimas cenas. Estamos tão carentes dessa simplicidade perdida em função das tentativas de estabelecimento pautas que se tornaram mais importantes do que a realidade. Top Gun: Maverick fez sucesso pela escassez de filmes simples e emocionantes.
 
4. Finch (2021). Ótimo filme e que passou meio desapercebido. Creio ser bem subvalorizado. Finch, papel de Tom Hanks é um engenheiro solitário que sobrevive a uma catástrofe na terra graças a seu gênio criativo pelo qual ele transmite a um robô o que é ser um humano.
 
5. Doctor Strange in the Multiverse of Madness (2022). Dos filmes de heróis recentes, blockbusters por natureza mas que não lembramos dos personagens no mês seguinte, este pareceu mais palatável apesar de sua total imprevisibilidade. Como a Marvel parece querer dar sequência e ligação entre as várias vertentes dos filmes de heróis em suas histórias e alternativas, será difícil salvar algum dentre a panaceia que virou a essa temática que apesar das falhas será duradoura pois dá bilheteria e retorno.
 
6. The Hunt (2020). Apesar de ser de 2020, este filme também vai ao ponto, simples, violento e com a Crystal, papel de Betty Gilpin, não economizando na ação, socos, facadas, tiros. Uma caçada !
 
7. Don't Look Up (2021). Este filme tem vários aspectos bem interessantes, o principal é a sempre conturbada relação de ciência e política, enquanto uma é em geral apartidária e humanitária, a outra que sempre tirar proveito ainda que a humanidade seja sacrificada - e no caso deste filme não são alguns exemplares dos humanos, é a humanidade inteira que vai para o saco. Pelo menos em Finch um humano escapa e tentar deixar para um não-humano (um robô) algum legado. Já em Don't Look Up as nações estão se lixando que a humanidade desapareça desde que seu país permaneça e da busca egoísta de cada um, da arrogância e percepção tacanha causa a morte de todos, apesar da mensagem verdadeira no fim de que levamos somente os momentos que vivemos e partilhamos com os amigos. O filme é advertência à estupidez humana.
 
8. King Richard (2021). Filme biográfico sobre a vida de Richard Williams, pai e treinador das tenistas multicampeãs Venus e Serenas Williams . Escrevi um post sobre o filme neste link
 
9. Last Night in Soho (2021). O filme parece a doce escalada de uma aluna de moda na cidade grande, mas se encaminha por um thriller de suspense e terror, pois Eloise (papel de Thomasin McKenzie) consegue falar com as vítimas mortas e solucionar os crimes de suas mortes. Enfim, bem vinda à dupla jornada, Eloise.

10. The French Dispatch (2021). Filme com grande elenco, com uma fotografia bem inusitada e um tema bem diferente - a redação de uma revista. Óbvio que a revista não se sustenta, os redatores são muito inteligentes e idiossincráticos. Há muitos aspectos esquisitos mas a mensagem final é um elogio aos jornalistas e sua infinita busca pelo texto, pela narrativa, pela exposição jornalística apesar deles mesmos.

 
 Top 4 séries vistas em 2022
 
1. Ted Lasso. Ted Lasso foi disparada a melhor série que vi em 2022. Os episódios apesar de curtos como todo bom sitcom foram bem produzidos com boa dinâmica entre os personagens. Fiz um post sobre Ted Lasso e pode ser lido clicando aqui. Ted Lasso é um treinador de futebol americano que é contratado para treinar um time de futebol (bola redonda) inglês. Ele foi contratado para fracassar mas é um homem de fé que mesmo querendo resultados consegue lidar com as obstáculos e contagiar os mais empedernidos renitentes. Ótima série !

2. Ozark. Em Ozark vi um honesto e excelente contador buscando conseguir para sua carteira um grande cliente que garantia universidade para os filhos e viagens de férias anuais, mas tudo tem uma reviravolta quando o sócio rouba o cliente, a mulher o trai e para salvar a si mesmo e  a família ele troca aos poucos cada valioso princípio que o define. Ao fim da quarta temporada ele já está dentro do cartel de drogas do qual ele não consegue escapar.

3. Love, Dearth & Robots. É uma série animada com episódios independentes entre si. Alguns episódios são mais longos, outros bem curtos. Cada episódio tem animação e estética bem diversos. Alguns são de altíssima qualidade abordando desde a busca pela humanidade através dos robôs, terror, morte, amor, etc.
 
4. Space Force. Outra série de humor porém versando sobre a corrida espacial. Com um valoroso condecorado e reconhecido general para comandar a força espacial dos EUA - papel de Steve Carell. Ele tem que lutar com os demais comandantes (Exército, Marinha e Aeronáutica) para ganhar espaço, tem que gerir sua família pequena mas que está se despedaçando (a esposa foi condenada e presa). além de mostrar resultados consistentes na corrida espacial. Ou seja é muita dificuldade, foi o jeito fazer uma comédia mesmo.