segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Meu time caiu para a segundona


Como brasileiro, óbvio que sempre fui exposto ao futebol, que inegavelmente é o esporte nacional. O futebol também é o principal esporte mundial. Duas forças no mesmo sentido que terminam por se somar em influência sobre as populações e que terminam por conquistar corações. Mas o futebol tem pouca tradição no meu Estado, não me recordo de haver clubes do meu estado na Série A do campeonato brasileiro de modo que depois de passar a torcer por vários clubes terminei por escolher o Santos Futebol Clube (Santos FC) há bastante tempo atrás.

O Santos FC foi fundado em 1912 (não vou entrar em detalhes pois a história do clube está muito bem coberta por diversos sites na internet) em Santos, São Paulo. A cidade de Santos tem sua pujança e desenvolvimento muito em consequência do Porto de Santos, fundado em 1892, é o principal porto público brasileiro.

O clube de futebol ao longo da sua história teve maior glória nos anos 1960 quando contava com jogadores que tornaram o time o maior time de futebol do mundo. Nessa era de ouro o Santos contava com o maior jogador de todos os tempos - Pelé - que foi revelado e mantido no clube por 19 anos (1956 a 1974). O ataque do Santos chamado de o ataque dos sonhos era formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. As estatísticas são descomunais (veja sites no fim do texto).

Após o fim da era Pelé, o Santos amargou anos sem levantar troféus até que as novas gerações de jogadores da base do Santos surpreenderam os grandes clube do Brasil nos anos 1978, 1983-1984, 1995, 1998, 2002-2004 e 2010-2012.

O maior dos esquadrões !

Críticos e detratores do clube dizem que seus torcedores são zumbis saudosistas de uma era que não ocorrerá novamente. Porém ao verificar a trajetória do Santos FC, qualquer um verá que nenhum time fora de uma grande capital brasileira jamais fez frente aos times das capitais brasileiras que sempre tiveram mais verbas, audiência, contratos e torcida. O Santos era sempre um incômodo aos grandes times, e por muitas vezes superando-os. Então não se trata somente de velhinhos nostálgicos.

Entretanto no dia 6/12/23, o Santos teve um grande revés, foi pela primeira vez rebaixado a Série B do Campeonato Brasileiro - a famosa segundona - Além da vergonha do rebaixamento, o Santos terá um ano sem jogar com os principais clubes brasileiros, perda de visibilidade, audiência, contratos e pode se tornar somente um clube comum do interior do país que uma vez colocado entre os coadjuvantes nunca mais retornam. Confesso que as alegrias que tive pelo clube não foram tão mais intensas que esta tristeza pela queda, tanto que nunca me animei a escrever suas glórias e conquistas. As experiências de intensidade negativa são mais marcantes do que as positivas. C'est la vie ! 


O rebaixamento infelizmente foi quase a confirmação dos sinais que o time já demonstrava durante os dois últimos anos em que a formação foi tão ruim, com resultados tão fracos que seria difícil se manter na elite do futebol brasileira. 

A culpa, claro, é do time que estava em campo ao longo do Campeonato Brasileiro, mas também dos vários técnicos que não conseguiram montar um time vencedor, e principalmente da diretoria lenta e ineficiente não conseguiu refazer o time diante dos resultados pífios anteriores e só se conformava com o prenúncio do rebaixamento.

Como torcedor, sofro pelo resultado, mas entendo que o time em campo foi ruim o suficiente e não somente durante só uma partida mas durante todas as 17 rodadas em que o time foi derrotado e nas 10 em que empatou, com saldo negativo de 25 gols e podendo não cair foi derrotado nas três últimas rodadas vindo a confirmar a queda na última rodada graças a vitórias de outros times e nunca por mérito próprio.

Continuo torcedor, vestindo a camisa e torcendo para o Santos volte a temporadas melhores. Já a instituição Santos FC tem que aprender com essa derrota, levantar a cabeça e encarar um 2024 mirrado de oportunidades para se destacar. Tem que implodir e recomeçar. Trabalhar para voltar a elite em 2025 com qualidade e não mais ficar correndo risco de ser rebaixado novamente.

=======

Links de referência






Nenhum comentário:

Postar um comentário