terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Tops 2022


Tem gente que faz semana a semana, tem gente que faz mês a mês, como a minha rotação é baixa então vai de ano em ano. Destaco os livros, HQs, séries e filmes abaixo que consumi no último ano.

Top 3 melhores livros lidos em 2022.
 
Deus no banco dos réus

 
1. Deus no banco dos réus de C. S. Lewis - Mais uma coletânea de artigos de Lewis que sempre escreve textos rebuscados. Mesmo com a excelente tradução de Giuliana Niedhardt que tenta preservar a complexidade do texto original não é para o leitor de primeira viagem. O título vem de um dos artigos 51 artigos do livro e é até um artigo menor dentre os demais. Destaco entre eles os artigos: "Milagres", "O problema de fulano..." e "Religião e Ciência".

 Os Espiões


2. Os Espiões de Luis Fernando Veríssimo. Esta excelente comédia conta a história tresloucada de amigos de botequim que embarcam na investigação sem pé nem cabeça sobre a vida e morte de Ariadne, uma mulher de uma cidade do interior que envia uma carta misteriosa a editor fracassado. O editor encantado pelo manuscrito de Ariadne o vê como meio de engajar os amigos na aventura e todos vão com custo pessoal descobrir o que aconteceu com Ariadne. 
 
 
As crônicas de Olam

 
 
3. As crônicas de Olam de L. L. Wurlitzer. Na verdade é uma trilogia épica de um autor brasileiro e desconhecido para mim. Achei os 3 volumes muito bom ao que se propunha com aventuras, lutas, plot twists, emoção e amor.
 
Top 4 melhores HQs e mangás lidos em 2022

Astronauta Singularidade e Astronauta Parallax
Astronauta Singularidade
Astronauta Parallax
1 e 2. Astronauta Singularidade & Astronauta Parallax - Ambos de Danilo Beyruth. As HQs são baseadas no personagem Astronauta de Maurício de Souza e com a parceria de quadrinhistas e ilustradores tiveram seus personagens revisitados e repaginados e as HQs do Astronauta ficaram muito boas, destaco particularmente estas duas produzidas pelo Danilo Beyruth.

Noir - Enrique Abulí e Jordi Bernet


 
3. Noir - Enrique Abulí e Jordi Bernet. Mais um lançamento da editora Figura já havia lançado Torpedo da mesma dupla. Este é contém histórias mais curtas mas igualmente pesadas e inesperadas. Noir é uma coletânea de loucuras humanas, misturadas sem comedimento, sem escrúpulos.

O vento que sopra os pinheiros

4. Minha coisa favorita é monstro - Emil Ferris. Apesar do tom pessoal nesta grande graphic novel, o que não desmerece o excelente trabalho de Ferris. Para mim o destaque vai para a qualidade dos desenhos, alternando técnicas entre os eventos da narrativa. A história é meio arrastada e inacabada. Creio que haja um volume 2.
 

Top 10 filmes filmes vistos em 2022
Títulos originais dos filmes com o ano da produção, porém assistidos em 2022. Em ordem de preferência pessoal.

1. The Unforgivable (2021). Crime, castigo e perdão é uma mistura que dá muito certo e neste filme acertaram o alvo. Roteiro bem amarrado e no fim vem a redenção de Ruth Slater, papel de Sandra Bullock. Para saber sobre o filme veja o post que publiquei a respeito, clicando aqui.

2. Everything Everywhere All at Once (2022). Um filme surpreendente, inusitado até digamos estranho mas que basicamente uma declaração de amor entre mãe e filha. Apesar do aspecto fantástico de universos alternativos e forças que se digladiam é mais um olhar inusitado aos fatos comezinhos da vida em família.

3. Top Gun: Maverick (2022). Um dos melhores filmes de 2022 com a fórmula simples do sucesso: força, excelência, combate e ótimas cenas. Estamos tão carentes dessa simplicidade perdida em função das tentativas de estabelecimento pautas que se tornaram mais importantes do que a realidade. Top Gun: Maverick fez sucesso pela escassez de filmes simples e emocionantes.
 
4. Finch (2021). Ótimo filme e que passou meio desapercebido. Creio ser bem subvalorizado. Finch, papel de Tom Hanks é um engenheiro solitário que sobrevive a uma catástrofe na terra graças a seu gênio criativo pelo qual ele transmite a um robô o que é ser um humano.
 
5. Doctor Strange in the Multiverse of Madness (2022). Dos filmes de heróis recentes, blockbusters por natureza mas que não lembramos dos personagens no mês seguinte, este pareceu mais palatável apesar de sua total imprevisibilidade. Como a Marvel parece querer dar sequência e ligação entre as várias vertentes dos filmes de heróis em suas histórias e alternativas, será difícil salvar algum dentre a panaceia que virou a essa temática que apesar das falhas será duradoura pois dá bilheteria e retorno.
 
6. The Hunt (2020). Apesar de ser de 2020, este filme também vai ao ponto, simples, violento e com a Crystal, papel de Betty Gilpin, não economizando na ação, socos, facadas, tiros. Uma caçada !
 
7. Don't Look Up (2021). Este filme tem vários aspectos bem interessantes, o principal é a sempre conturbada relação de ciência e política, enquanto uma é em geral apartidária e humanitária, a outra que sempre tirar proveito ainda que a humanidade seja sacrificada - e no caso deste filme não são alguns exemplares dos humanos, é a humanidade inteira que vai para o saco. Pelo menos em Finch um humano escapa e tentar deixar para um não-humano (um robô) algum legado. Já em Don't Look Up as nações estão se lixando que a humanidade desapareça desde que seu país permaneça e da busca egoísta de cada um, da arrogância e percepção tacanha causa a morte de todos, apesar da mensagem verdadeira no fim de que levamos somente os momentos que vivemos e partilhamos com os amigos. O filme é advertência à estupidez humana.
 
8. King Richard (2021). Filme biográfico sobre a vida de Richard Williams, pai e treinador das tenistas multicampeãs Venus e Serenas Williams . Escrevi um post sobre o filme neste link
 
9. Last Night in Soho (2021). O filme parece a doce escalada de uma aluna de moda na cidade grande, mas se encaminha por um thriller de suspense e terror, pois Eloise (papel de Thomasin McKenzie) consegue falar com as vítimas mortas e solucionar os crimes de suas mortes. Enfim, bem vinda à dupla jornada, Eloise.

10. The French Dispatch (2021). Filme com grande elenco, com uma fotografia bem inusitada e um tema bem diferente - a redação de uma revista. Óbvio que a revista não se sustenta, os redatores são muito inteligentes e idiossincráticos. Há muitos aspectos esquisitos mas a mensagem final é um elogio aos jornalistas e sua infinita busca pelo texto, pela narrativa, pela exposição jornalística apesar deles mesmos.

 
 Top 4 séries vistas em 2022
 
1. Ted Lasso. Ted Lasso foi disparada a melhor série que vi em 2022. Os episódios apesar de curtos como todo bom sitcom foram bem produzidos com boa dinâmica entre os personagens. Fiz um post sobre Ted Lasso e pode ser lido clicando aqui. Ted Lasso é um treinador de futebol americano que é contratado para treinar um time de futebol (bola redonda) inglês. Ele foi contratado para fracassar mas é um homem de fé que mesmo querendo resultados consegue lidar com as obstáculos e contagiar os mais empedernidos renitentes. Ótima série !

2. Ozark. Em Ozark vi um honesto e excelente contador buscando conseguir para sua carteira um grande cliente que garantia universidade para os filhos e viagens de férias anuais, mas tudo tem uma reviravolta quando o sócio rouba o cliente, a mulher o trai e para salvar a si mesmo e  a família ele troca aos poucos cada valioso princípio que o define. Ao fim da quarta temporada ele já está dentro do cartel de drogas do qual ele não consegue escapar.

3. Love, Dearth & Robots. É uma série animada com episódios independentes entre si. Alguns episódios são mais longos, outros bem curtos. Cada episódio tem animação e estética bem diversos. Alguns são de altíssima qualidade abordando desde a busca pela humanidade através dos robôs, terror, morte, amor, etc.
 
4. Space Force. Outra série de humor porém versando sobre a corrida espacial. Com um valoroso condecorado e reconhecido general para comandar a força espacial dos EUA - papel de Steve Carell. Ele tem que lutar com os demais comandantes (Exército, Marinha e Aeronáutica) para ganhar espaço, tem que gerir sua família pequena mas que está se despedaçando (a esposa foi condenada e presa). além de mostrar resultados consistentes na corrida espacial. Ou seja é muita dificuldade, foi o jeito fazer uma comédia mesmo.

  
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário