sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Tops 2025


O que teve de melhor no ano de 2025. Minha lista de livros, filmes e séries.

Top 5 melhores livros lidos em 2025 pela ordem de leitura.
 
12 Regras Para A Vida
Capa do livro '12 Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos', de Jordan B. Peterson, edição em português da editora Alta Books. A capa é branca com detalhes em preto e dourado, apresentando o nome do autor no topo e o título em destaque centralizado.
 
1. 12 Regras Para A Vida, de Jordan B. Peterson - As regras compiladas, destrinchadas, explanadas por Jordan Peterson decorrente tando de sua experiência pessoal quanto de sua prática em psicologia clínica bem como sua atuação como professor. Não vou discorer sobre as 12 regras, mas em suma, segundo a visão de mundo de Peterson são fundamentais para viver uma vida mais feliz e mentalmente saudável. As regras em sequência são: 1. Costas eretas, ombros para trás; 2. Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob a sua responsabilidade; 3. Seja amigo das pessoas que querem o melhor para você; 4. Compare a si mesmo com quem você foi ontem, não com quem outra pessoa é hoje; 5. Não permita que os seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles; 6. Deixe a sua casa em perfeita ordem, antes de criticar o mundo; 7. Busque o que é significativo, não o que é conveniente; 8. Diga a verdade, ou pelo menos não minta; 9. Presuma que a pessoa com quem está conversando possa saber algo de que você não sabe; 10. Seja preciso no que diz; 11. Não incomode as crianças quando estão andando de skate; 12. Acaricie um gato ao encontrar um na rua. 

A Incrível Viagem de Shackleton
Capa do livro 'A Incrível Viagem de Shackleton', de Alfred Lansing, publicado pela editora Sextante. A imagem apresenta uma fotografia em preto e branco de um navio pesadamente cercado por gelo na Antártida, com o título em letras vermelhas sobre um fundo branco.


2. A Incrível Viagem de Shackleton, de Alfred Lansing - Eu escrevi um post específico sobre a leitura deste livro (clique aqui para ler) e ao rememorar a viagem por mim julgada por louca mas que realmente foi feito sem igual apesar do fracasso. Daí maior valor deve ser creditado ao espírito aventureiro e desbravador de Shackleton, que mesmo diante das possibilidades mais obscuras continuou firme bem como todos da expedição de modo que todos se salvaram. 


Ficções
Capa do livro 'Ficções', de Jorge Luis Borges, da editora Companhia das Letras. A arte apresenta um padrão geométrico abstrato e labiríntico em vermelho sobre um fundo preto. O nome 'borges' aparece em destaque na parte inferior em letras brancas, com o logo da editora logo abaixo.
 
3. Ficções, de Jorge Luis Borges - Livro de contos de Borges, que é um escritor reconhecido e multi premiado mundialmente. É um livro pequeno de 16 contos porém eles são surpreendentes, e quando esperamos algo comum vem algo fantástico e quando previsível vem plot twists. Ficções é um livro de surpresas. Escrevi este post sobre o livro (clique aqui para ler).


As Benevolentes
Capa do livro 'As Benevolentes', de Jonathan Littell, da editora Alfaguara. A capa é predominantemente vermelha vibrante e apresenta uma fenda vertical profunda e sombreada no centro. O nome do autor e o título estão alinhados à esquerda na parte superior em letras brancas.


4. As Benevolentes, de Jonathan Littell - Foi um livro muito difícil para mim, primeiro porque ser um livro longo demorei-me excessivamente na leitura. Felizmente eu conseguia retormar os pontos de leitura. Mas óbvio que perdi muito detalhe técnico. Ao finalizar não me achei digno de fazer um post exclusivo para o livro apesar de o mesmo ter conteúdo para tanto. Vi várias análises do livro de outros leitores e sinceramente, As Benevolente é um livro difícil mas não posso deixar de reconhecer seu valor, tanto pelo porte quanto pela ousadia de esfregar na cara do leitor de que faria igual ou pior do que os nazistas fizeram durante a II Grande Guerra. Por este e outros pontos intragáveis, Littell, empurra goela abaixo um personagem na minha ótica com traços de psicopatia atuando com um Estado com diversos graus de psicopatia. E não, não dá para nos desvencilharmos facilmente com os paralelos entre eles e o restante da humanidade.

O Bem-Amado
Capa do livro 'O Bem-Amado', de Dias Gomes, da editora Bertrand Brasil. A ilustração em estilo de desenho animado mostra o plano médio de um homem vestindo um terno roxo e gravata listrada, ajustando o nó da gravata com uma mão que exibe vários anéis de ouro. O título e o nome do autor aparecem no canto inferior direito em letras brancas.
 
5. O Bem-Amado, de Dias Gomes - Esta pequena peça teatral dos anos 1970 que teve uma adaptação para a TV fez muito sucesso, graças ao indefectível Odorico Paraguaçu, um pilantra, aproveitador, cínico que é prefeito da pequena Sucupira, cidade fictícia da Bahia. Em "O Bem-Amado", Dias Gomes sintetiza tudo o que mais odeia num político, e o pinta sem nenhuma virtude tornando a peça um claro panfleto contra os governantes brasileiros, mas é uma peça com viés pois Odorico com um político da direita e Dias Gomes é claramente de viés oposto. Feito esse "disclamer", podemos nos deter nos personagens cômicos da peça devidamente avisados.


Top 8 filmes vistos em 2025
Títulos originais dos filmes com o ano da produção, porém assistidos em 2025. Estão listados na ordem em que foram assistidos. Porém como em todos os anos tive que diminuir a lista e ela ficou com estes 8 filmes. 

1. Heretic (2024). Filme de terror psicológico com um serial killer metido a detrator de religião, no caso do filme ataca ao mormonismo e também ao Cristianismo, tenta desacreditar a fé em geral como sendo um meio de controle social. Porém o Mr. Reed, protagonizado por Hugh Grant, é um controlador como o é todo serial killer. Toda a trama criada pelo serial killer é para levar as missionárias mórmons a abjurar da fé e ele quase consegue usando subterfúgios falsos. 

2. You've Got Mail (1998). Este é um dos vários filmes mais antigos que decidi assistir ou reassistir e ele é muito bom. Tem os dilemas e a sinceridade inocente que a paixão e amor verdadeiro subverte as barreiras e preconceitos sem perder o humor leve. O filme conta a transformação da dona de livraria de bairro Kathleen Kelly ao iniciar a conversar via e-mail com o milionário Joe Fox, dono de uma mega rede de livrarias. Kelly vê sua livraria ser engolida com toda a reclamação contra o capitalismo selvagem que desumaniza as pessoas o que a faz odiar Joe Fox profundamente, qual não é sua surpresa quando o cara super legal, atraente, livre, que compartilha com ela um amor genuíno é justamente Joe Fox.

3. Companion (2025). Este filme é despretensioso, inicia com um romance doce, mas logo percebemos que há algo estranho, e a estranheza aumenta gradativamente ficando absurda. Um grupo de amigos vão se encontrar para um fim de semana no campo e cada parceiro é muito doce com o seu par, mas o inesperado acontece quando os parceiros se revelam sendo robôs e os donos humanos alguns dependentes (nos vários sentidos - sexualmente, emocionalmente, etc) outros cientes que eles são objetos para seu uso entram numa situação de vida ou morte. Neste filme conta com a participação da atriz Sophie Tratcher, que também atuou em Heretic.

4. Mickey 17 (2025)Este tem a semelhança com o anterior em que o protagonista - Mickey - é um clone descartável. Ele é um faz tudo, normalmente as missões mais perigosas e pouco recomendadas.  Quando um clone morre, outro é restaurado com a maior parte das memórias do clone anterior. Ou seja, em Mickey 17 não há a ligação sentimental nem um dono, porém ele é uma ferramenta a cumprir um papel. Ocorre por um erro que Mickey número 17 contra todas as agruras, lutas, obstáculos, recusa-se a morrer e consegue subverter o destino de ser descartado. 

5. Black Bag (2025).  Este conta com grande elenco e o diretor Steven Soderbergh. É um thriller de espionagem muito inusitado pois no centro da trama há um casal. O filme baseia-se num vazamento que precisa ser esclarecido e há 5 suspeitos entre eles a esposa do protagonista. Gostei muito pois além toda a trama é feita em suspeitas e desconfianças, cada passo pode ser fatal ou revelar segredos que não devem ser expostos. Apesar de tudo o casal se mantém fiel um ao outro.

6. Sinners (2025)É filme de terror, terror gótico que mistura luta racial nos sul dos EUA. Poderia ser só mais um filme de afirmação mas os negros protagonizados por 2 irmãos gêmeos representados pelo mesmo ator - Michael B. Jordan - lutam contra vampiros. Sim além dos brancos, têm que lutar contra vampiros, mas o filme traz outros aspectos inovadores o destaque da música como força agregadora dos negros e a realidade espiritual como alternativa de fuga.

7. F1: The Movie (2025). Gostei deste pois além de bem realista aborda a vida de um piloto veterano - Sonny Hayes - interpretado por Brad Pitt - que é mostrado como aposta salvadora para um equipe que coleciona fracassos. Julguei o filme bem realista pois nenhum dos protagonistas saem vencendo os GPs, pelo contrário, o filme mostra todo o trabalho de alto nível, comprometimento, dedicação, porém colher os resultados esperados, além claro do jogo de poder na relação das equipes e a entidade controladora. Até que numa sequência ótima de decisões a equipe consegue deixar os erros e consegue uma valiosíssima vitória através de Hayes. 

8. Jesus Revolution (2023). O filme tenta contar a história real do avivamento ocorrido entre os hippies americanos nos anos 1970. Os personagens são Lonnie Frisbee, um carismático pregador hippie, que mesmo levando a mensagem cristã passa por dilemas e alguns erros que parecem ter sido superados; Outro personagem chave é Greg Laurie, um jovem, excelente desenhista, que em busca de propósito descobre na fé cristã a alternativa às drogas; e por fim o Pastor Chuck Smith, que abriu as portas de sua igreja para acolher hippies, transformando o movimento em um fenômeno que revitalizou o cristianismo americano através do rock, amor e fé. O filme foi interessante para mim, pois mostrou que a busca dos hippies podia ser plenamente atendida pela fé cristã

 
Top 3 séries vistas em 2025
 
1. 3 Body Problem. Série de ficção científica com muitos desdobramentos e que cobrem espaço de tempo em décadas quando a ação da astrofísica chinesa, Ye Wenjie, nos anos 50, durante a Revolução Cultural, a partir de uma base secreta, envia um sinal para o espaço que é captado por uma civilização alienígena à beira da destruição. Essa civilização mais avançada buscando salvar-se a própria vê na terra e na destruição da humanidade a possibilidade de sobrevivência. Daí os personagens veem seu mundo desmoronar ao ter que lidar com essa civilização avançada e a humanidade divida e baratinada em apoiadores dos alienígenas e defensores da humanidade. 

2. The Pitt. É um série que mostra um dia de plantão de um hospital de emergência em Pittsburgh. O nome "The Pitt" é um trocadilho pois significa fosso, buraco, cova e a emergência fica no subsolo do hospital, mas o grande sucesso da série é devido ao realismo e a intensidade das atividades dos atendimento de emergência de um hospital de uma grande cidade. Os casos são os mais diversos e em meio às agruras da luta pela vida, há sempre os protocolos a serem seguidos principalmente nos casos de vulneráveis e claro as situações em que vidas são perdidas. A luta é intensa e é somente um dia de muitos outros na vida em uma emergência médica.

3Slow Horses. Por fim, vem os pangarés ingleses. Slow Horses é a banda podre do MI-6 (serviço secreto inglês), enquanto todos os agentes que prosperam e crescem ficam no MI-6, todos os que falham são jogados para a "Slough House", uma repartição sem qualquer atrativo ou glamour que abriga agentes fracassados que se sobressaem graças ao compromisso pessoal de dar a volta por cima. "Slough house" é liderada pelo veterano Jackson Lamb que é a síntese da "slough house" em odores, maus hábitos e poucos incentivos. Porém e apesar de todas as aparências, a equipe com baixas constantes entrega muito mais do que aparentemente é capaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário