sábado, 6 de dezembro de 2025

"One Battle After Another" e a revolução que sacrifica as pessoas que pretende libertar


Pôster do filme 'One Battle After Another' sobreposto por duas faixas de alerta diagonais nas cores amarelo e preto (uma no canto superior e outra no inferior), contendo a frase repetida '- SPOILERS ALERT -'. A imagem de fundo apresenta um close do perfil de Leonardo DiCaprio em tons alaranjados, fundido com a imagem de uma mulher correndo em uma estrada desértica segurando uma arma e algemas
Poster do filme
Este post contém spoilers do filme. Se tiver problemas com isso, leia outro post. 
Eu assisti inicialmente com alguma curiosidade e depois com espanto "One Battle After Another" cuja a síntese no IMDB enfoca a reunião de revolucionários para salvar a filha de um deles da perseguição de pessoas poderosas. Um filme em geral é uma obra bem construída que envolve o trabalho de muita gente (de produtores, roteiristas, diretores, atores, pessoal técnico - luz, som, figurino, maquiagem, dublês, e depois pós-produação) e por fim é emitido um manifesto e se destaca a mensagem que se quer apresentar e convencer. Ou seja nunca é algo descuidado, ou pelo menos não era para ser. Apesar de haver a perseguição destacada pela síntese do IMDB, ela é bem fantasiosa. Então vamos às inconsistências que julgo tornarem "One Battle After Another" um filme que podia ser bem melhor.
Primeiro que ao apontar estes pontos que julgo serem falhos, não quero de modo algum dizer que o filme é mal feito, até onde puder perceber assistindo somente uma vez não tem erros de continuidade e aquelas falhas que eventualmente passam desapercebidas nas pós-produção. Mas vamos ao que quero destacar.

Inicialmente não é ponto falho, mas só uma curiosidade, aparentemente todos os principais personagens são desempenhados por atores e atrizes alinhados com pautas progressistas no mundo, é quase uma panelinha de amigos de partido. Mas ok, isso não é problema, trabalhar com pessoas com as quais se tem mais identificação deve ser positivo.

Vamos aos pontos de fraqueza. 
1. Os membros do grupo revolucionário (terrorista ?) French 75 (fictício ou não?) resgatam imigrantes que são presos pelos EUA em locais de detenção, atacam comitês de políticos contrários, assaltam, roubam, sabotam aparentemente de forma impune, são descuidados em mostrar rostos e deixar pistas. Conseguem com relativa facilidade armas, equipamentos e dinheiro para suas incursões. Para mim é bem estranho um grupo descuidado atuar sem ser incomodado. 

2. O único incômodo é Cel Steven J. Lockjaw que até tem chance de interceptar o grupo mas não o faz para realizar a tara sexual com Perfídia, a revolucionária-mor. É uma baita de uma inconsistência, o militar perseguidor, responsável pela segurança e por caçar o grupo terrorista, abandona usa função atraído pela revolucionária cujo maior traço de personalidade é não seguir qualquer regra. Pois bem a revolucionária aceita a proposta do militar e o satisfaz ainda que seja uma única vez.

3. Perfidia, rebelde, sem contenções, sem amarras, sem se encaixar em qualquer estereótipo social fica grávida e ao contrário do que defende e promove (fazer um ab0rto) decidir ir até o final da gravidez, pois por incrível que pareça ela tem uma relação estranhamente estável com Pat ou Bob (ele usa vários nomes no filme). Ela decide ter uma criança de um homem que é tudo o que ela mais odeia e luta contra.
Pôster do filme 'Uma Batalha Após a Outra'. A imagem central mostra uma mulher em um campo aberto, vestindo gorro, calças militares e uma camisa xadrez aberta que expõe sua barriga de grávida, enquanto dispara uma metralhadora pesada. No topo, em letras vermelhas, estão os nomes do elenco: Leonardo DiCaprio, Sean Penn, Benicio Del Toro, Regina Hall, Teyana Taylor e Chase Infiniti. O título aparece em destaque no centro
Perfidia atirando com uma arma de grosso calibre e gravidíssima

4. Após dar a luz a uma menina, Perfidia não consegue ter qualquer sentimento maternal com a criança e entre ciúmes, arrependimentos e insatisfações larga a família e cai nas ações de terror novamente. Assalta, mata pessoas inocentes em nome da revolução contra a sociedade, os poderosos, os capitalistas, etc.

5. Perfidia é presa pelo mesmo Lockjaw e ao contrário do que se esperava ela canta feito um passarinho, entregando os companheiros. Lockjaw aproveita e mata alguns e prende outros. Lockjaw coloca Perfidia no programa de proteção, achando que ela vai se tornar a esposinha devotada dele. Ledo engado, Perfidia volta a ter um comportamente compatível com uma revolucionária. Foge, deixando a nova identidade recebida e não aparece mais no fim do filme, meio que vai revolucionar outras partes do mundo. Pat foge com a criança, passa a usar o nome de Bob e começam as inconsistências de novo.

6. Para um grupo revolucionário tão ativo e descuidado, o French 75 tem uma rede de apoio estabelecida para prover fugas e apoiar os membros, usam técnicas para não serem rastreados, utilização de tecnologias analógicas para acobertar e desaparecer de buscas policiais, técnicas de identificação de outros membros, central telefônica para suporte com senhas definidas em manuais. Espantoso para o grupo tão inconsequente que entrega os membros no primeiro aperto.

7. Bob (que não é o pai biológico) cria Charlene por 16 anos sozinho e ela se torna uma garota maravilhosa. Mais comprometida e responsável que o próprio pai que com o passar dos anos, a perda de companheiros, isolamento passa a abusar em álcool e drogas (esta parte é bem fiel a realidade) claro que ele fica enferrujado e vulnerável. Coloquei como inconsistência, mas é uma das coisas mais razoáveis no filme. O que é inconsistente é Bob com a cabeça e corpo comprometidos conseguir passar por toda a sequência de ação que a fuga vai requerer.

8. Lockjaw, nos 16 anos que se passaram, ascendeu na hierarquia. Quer entrar num grupo, num clube de extremistas supremacistas e percebe que a possibilidade de ser pai de uma filha mestiça pode impedir a entrada no clube. Então ele começa a perseguição a garota. Tal grupo é uma fantasia - talvez mais fantástico do que o French 75. Mas de modo estranho Lockjaw começa a caçada e descobre Bob e a filha numa cidade pequena vivendo discretamente, e que mesmo com a ajuda da comunidade da cidade e do French 75 são encontrados.

9. Depois de muito embates, lutas, feridos e mortos, Lockjaw faz um teste de DNA e confirma a sua paternidade sobre a garota. Lockjaw parece impiedoso, tem muito poder, mata pessoas sem vacilar, mas não consegue matar a filha que não criou e por quem não parece ter nenhum sentimento. Delega a função a um matador que de cara diz que não mata crianças. É um matador cheio de princípios.

10. Numa parte do filme são apresentadas freiras negras que vivem num convento bem ascético e recluso, vivendo do que plantam e plantam maconha, e fumam maconha e usam armas automáticas em campos de tiro, por quê ? Porque a bandeira de ser alternativo tem que ser hasteada e tremulada para a audiência. 

O restante dos eventos julgo razoáveis dados pontos que listei acima. A garota escapa, mata um perseguidor, é encontrada por Bob. Eles fogem novamente. Lockjaw tem sua entrada aceita no grupo mas é morto pelo grupo que sabe que ele não atende aos critérios para fazer parte do mesmo. É o fascista sendo morto pelos fascistas.

E assim termina "One Battle After Another", com aquele gostinho de vitória sobre os vilões e povo que luta contra os opressores (ainda que matem alguns inocentes) sobrevive para contar a história. Mas que claramente ambos os grupos são extremistas e desconsideram a vida dos outros, dos que não concordam com seus posicionamentos. E esses extremismos são muito ruins e por isso posso dizer que é filme é péssimo.

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