Um olhar admirado sobre coisas corriqueiras da vida.
terça-feira, 23 de julho de 2019
Novas Aventuras na Chapada das Mesas : Carolina e Riachão
Mais um período de férias, e aproveitando para acompanhar um grupo de amigos que pela primeira vez estavam visitando a Chapada das Mesas, fui mais uma vez para Carolina e Riachão. Mas nessa viagem , acabei conhecendo novos lugares, que não tinha ido em nenhuma das cinco vezes anteriores (É sério essa contagem!!)
Rumo a Riachão!
Alugamos um carro em Imperatriz e fomos até Carolina, passar a primeira noite. Aconselho a abastecer o carro na cidade de Estreito, pois o combustível nessa cidade é mais barato do que em Carolina e Riachão.
No caminho até Carolina, a primeira parada foi para conhecer o Portal da Chapada , uma montanha que no alto há uma pedra furada, com o formato do Estado do Tocantins (!?). A entrada custa dez reais, e a subida é incrivelmente fácil. O visual é deslumbrante, pois você vê um pedaço do Parque da Chapada das Mesas e ao fundo, o Morro do Chapéu (enorme montanha em forma de chapéu). Indico muito a conhecerem este lugar, o qual inexplicavelmente eu não tinha ido antes.
Pernoitando em Carolina, há várias opções de alimentação na praça José Alcides de Carvalho (pizza, crepe, sanduíche, etc). No dia seguinte, fomos rumo a Riachão-MA, conhecer o Encanto Azul e o Poço Azul. A cidade de Riachão fica a 100 km de Carolina, sendo que até os passeios desta cidade , são mais 30 km . Destes, 15 km são em estrada de terra.
Portal da Chapada
A Rodovia Federal (BR 230) até Riachão apresentou alguns buracos, cabe ao motorista ficar atento, mas nada tão preocupante. Chegando em Riachão, é pegar a entrada a esquerda e ir até o Poço Azul. As entradas são bem sinalizadas, caso você não esteja usando aplicativos de GPS (Google Maps ou Waze)
Chegando na entrada do Complexo do Poço Azul, decidimos ir logo no Encanto Azul, pois o local é menor e tem menos atrações. Do Poço Azul, anda-se mais 6 km em estrada de terra. Chegando lá, é pagar o ingresso (trinta reais) e andar na trilha até chegar ao Encanto, que é uma piscina natural no meio de um rochedo imenso.
Encanto Azul
Na volta, entramos no Poço Azul, que é um complexo com chalés , restaurantes e os passeios. Diferentemente do Complexo Turístico de Pedra Caída, no Poço Azul você somente paga a entrada , o passeio para conhecer os cachoeiras e piscinas naturais é livre. A entrada no Complexo do Poço Azul custa sessenta reais, e eles aceitam meia entrada, porém são bastante rigorosos neste ponto.
Cachoeira de Santa Bárbara
O acesso é feito por passarelas feitas de madeira.O conselho que os funcionários dão é descer até o final, e vir subindo e conhecendo as atrações. Cabe ressaltar que é bom ter um preparo físico, mínimo, para poder descer com tranquilidade as passarelas. Mas voltando as atrações, o ponto final da passarela / trilha, é a cachoeira de Santa Barbara . Imensa, belíssima. O local possibilita o banho em uma área demarcada.
A segunda parada é o próprio Poço Azul, uma piscina natural ao lado de uma cachoeira. Muito bonito, porém cabe ter um pouco de cuidado com algumas pedras (há muitas passarelas para ajudar os visitantes).
A terceira é um mirante, onde abaixo você vê o Poço Azul ao fundo, local perfeito para tirar fotos. Do lado há uma cachoeira, onde você consegue entrar debaixo e se deixar massagear (ou apanhar?) com a enorme vazão de água.
Ainda há algumas cachoeiras menores, mas as principais são as que eu enumerei.Retorno tranquilo para mais uma pernoite em Carolina, sendo que no outro dia iríamos no Complexo Turístico de Pedra Caída.
Poço Azul
Chegando no complexo, decidimos ir na Cachoeira do Santuário (principal), e no passeio das Cachoeiras do Porteira e Garrote. Para quem nunca foi no Complexo de Pedra Caída, é obrigatório conhecer a Cachoeira do Santuário. A do Garrote e Porteira eu não conhecia, e digo que vale a pena muito ir, pois na verdade são quatro cachoeiras que você acaba conhecendo. (Garrote, Porteira, Sonrisal e outra que não disseram o nome).
Na Volta ao Complexo, alguns dos colegas fizeram ainda o passeio de subir a trilha e ver em cima do morro o por do sol. Este eu deixei para uma próxima oportunidade (a trilha é grande) , porém pelas fotos, se você tiver disposição, vale muito a pena ir pelo belíssimo visual .
Vista do Mirante
Ainda há outras cachoeiras e passeios existentes na Chapada da Mesa, mas ficam para próximas aventuras. Vou finalizar com mais algumas fotos desta viagem.
Vista do Portal da Chapada
Vista do Portal da Chapada, ao fundo, o Morro do Chapéu
Olha, geralmente em pontos turísticos os preços são um pouco mais salgados. A parte de alimentação eu nem acho tão cara, o preço é até aceitável. O caro são as entradas dos passeios, principalmente do Complexo Turístico de Pedra Caída, onde você paga a entrada (60 reais atualmente), e mais o valor de cada passeio ou atração turística dentro do complexo (Tirolesa, Subir a trilha do Morro, teleférico, etc). Por exemplo, A Cahoeira do Santuário custa 30 reais, o Passeio da Cachoeira do Garrote/Porteira custa 50 reais, desse modo, somando a alimentação , o valor por pessoa facilmente passa de 100 reais
My channel with videos. Videoslots.net - YouTube, YouTube About my channel with videos. Videoslots.net. The world famous content channel. All youtube to mp3 player videos and soundtracks in 1080p, 96.5 Hz.
Excelente texto!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirMuito bonito mesmo! Me confirma. Dizem que tudo é muito caro nesses passeios?
ResponderExcluirOlha, geralmente em pontos turísticos os preços são um pouco mais salgados. A parte de alimentação eu nem acho tão cara, o preço é até aceitável. O caro são as entradas dos passeios, principalmente do Complexo Turístico de Pedra Caída, onde você paga a entrada (60 reais atualmente), e mais o valor de cada passeio ou atração turística dentro do complexo (Tirolesa, Subir a trilha do Morro, teleférico, etc). Por exemplo, A Cahoeira do Santuário custa 30 reais, o Passeio da Cachoeira do Garrote/Porteira custa 50 reais, desse modo, somando a alimentação , o valor por pessoa facilmente passa de 100 reais
ExcluirEspetacular roteiro!!!! Região linda e nos textos de Vanderson ficaram esplendorosas.
ResponderExcluirObrigado Carlos Magno pelas palavras!
ExcluirMy channel with videos. Videoslots.net - YouTube, YouTube
ResponderExcluirAbout my channel with videos. Videoslots.net. The world famous content channel. All youtube to mp3 player videos and soundtracks in 1080p, 96.5 Hz.