domingo, 22 de fevereiro de 2015

O Novo Complexo de Pedra Caída , em Carolina-MA

Entrada do Complexo
Aproveitando a disponibilidade de tempo, já que era fim das minhas férias,  aliado à vontade de fazer uma viagem curta, arrumei as malas e fui em um destino muito conhecido pelos moradores de Imperatriz e região: O  Novo Complexo de Pedra Caída.

A diferença agora é que está praticamente pronta a nova estrutura, faltando somente inaugurar os quartos do hotel e dos novos chalés. Quem conhecia a estrutura antiga, ao ver como ficou,  com certeza ficará positivamente surpreso. A mudança foi radical.

BR 230 : Pouco movimentada e sem buracos
O complexo dista aproximadamente 210 km da cidade de Imperatriz , que é também a única cidade da região com voos comerciais diários (Gol, Tam e Azul). A estrada até este ponto turístico é muito boa, sendo que é necessário mudar de rodovia apenas uma vez, saindo da BR 010 e entrando na BR 230. O trânsito  nesta última é muito pequeno, e toda a estrada foi recapeada recentemente.

Chegando no complexo, é tudo novo: da entrada a como os passeios são realizados.  Há agora uma recepção e uma área com um painel onde são mostradas fotos de todas as cachoeiras e atividades que podem ser ali praticadas . Neste momento, há funcionários que explicam com detalhes como são as cachoeiras, tempo do passeio, distância, etc. Falaram até que para tirar fotos na Cachoeira do Santuário (a maior),  bom mesmo é usar uma câmera “Go Pro”!

Novas piscinas
Construíram 3 grandes piscinas, infantil e adulto, com bar molhado.  Foram colocados também algumas tendas, cadeiras e guarda sóis. O restaurante self service oferece comida razoável  a um preço justo, não tão caro como poderíamos acreditar por estar em um ponto turístico.

No complexo, existem várias cachoeiras que podemos visitar, sendo que os preços variam. Ao pagar o passeio, é também agendado o horário de saída. Como não conhecia, resolvi ir nas cachoeiras do Capelão e da Caverna. O trajeto até as cachoeiras é feito em um caminhão próprio, coberto. A viagem é tranquila e segura, já que a estrada está em boas condições.





Entrada da Cachoeira da Caverna
Logicamente, o caminhão não chega até a cachoeira, devemos descer e caminhar um pouco no meio do cerrado. Mas nada distante, qualquer pessoa consegue ir. A primeira cachoeira foi a da Caverna, que tem esse nome porque antes de chegarmos nela, temos que passar por uma grande caverna.  É impressionante o tamanho da rocha! A cachoeira também é muito bonita, mas não se compara à cachoeira principal do complexo, a do Santuário.

Cachoeira da Caverna
Após isso, saímos e fomos à cachoeira do Capelão. Infelizmente, o guia-motorista não falou o porque disso. Acho que esse é um ponto a melhorar, já que durante o passeio não é dito nada a respeito das cachoeiras ou do complexo, e sim somente na hora da contratação do mesmo.

Nesta cachoeira do Capelão, temos que descer umas escadas. Neste momento, houve um pouco de reclamação das pessoas mais sedentárias, mas também, nada demais, qualquer pessoa consegue ir. A cachoeira também é muito bonita, realmente vale a pena conferir. O passeio ao todo durou cerca de 2 horas.


Como ainda não há disponibilidade de quartos no complexo, resolvemos ir para Carolina atrás de um hotel. Há muito tempo tentava ficar na Pousada dos Candeeiros, mas infelizmente sempre a encontrava lotada.


Cachoeira do Capelão

Por sorte, e por ter havido uma expansão, aumentando o número de quartos, consegui lá ficar. A pousada é muito boa, com atendimento atencioso dos funcionários e proprietários.A noite, fomos à praça principal jantar, e por indicação da pousada, fomos à pizzaria Tio Pepe. A  dica  realmente se confirmou: a pizza estava muito boa!!!

Por conhecer já ha muito tempo, de outros passeios,  foi visível perceber que a  cidade melhorou muito a estrutura,com várias opções de hotéis e principalmente restaurantes. O ponto negativo é que a gasolina em Carolina é extremamente cara (R$3,84 o litro)

Há também na cidade várias empresas que organizam passeios a outras atrações da região , os chamados de “receptivos”. Nunca usei nenhum dos serviços destas empresas, por isso não posso  afirmar sobre a qualidade. Para achar, basta uma rápida pesquisa no google.

Pessoalmente, achei que ir a Carolina e a Pedra Caída é mais fácil do que ir aos Lençóis Maranhenses, já que a estrada é mais sinalizada , e além disso, praticamente durante todo o ano as cachoeiras da região podem receber visitação , ao contrário dos grandes lençóis,  que existe uma data “ótima” para conhecer em sua plenitude.Deste modo, já terminado, indico a todos que puderem ir, que o façam, pois vale muito a pena.








Nenhum comentário:

Postar um comentário