sábado, 17 de abril de 2010

Buenos Aires é um barato ! - Parte 1

Aproveitei o feriado da Semana Santa e fui a Buenos Aires com amigos. Ao todo foram 5 pessoas. Foram cinco dias em contato com a cultura, língua e principalmente com as pessoas de outro país. Nos próximos posts tentarei escrever e mostrar com fotos e vídeos o que foi, na minha visão, estes dias fora do país.


Ir a Argentina atualmente está bem atraente. O real está valorizado e é possível conseguir bons pacotes parcelados em até 10 vezes. Uma vez lá, é fácil encontrar pequenas casas de câmbio, lojas e restaurantes recebendo 1 real por 2 pesos. Mas claro há sempre casas de câmbio oficiais que trocam o real numa paridade menor. A dica é ir trocando aos poucos e ao saber onde é melhor, trocar em maior quantidade. Porém às vezes é melhor não trocar já que se recebe o real na maioria dos lugares. Usar cartão de crédito também é uma opção, tendo o cuidado de verificar a taxa de conversão do dólar. Em geral é bem vantajoso, mas como o mercado é muito incerto, pode-se comprar num momento vantajoso e quando for o momento de pagar o câmbio poderá estar pior e a compra deixa de ser vantajosa.


E assim lá foi nossa trupe para a Argentina. Saímos duas da madrugada do Aeroporto Internacional Cunha Machado (internacional só no nome) e fizemos o caminho tradicional Brasília (Aeroporto JK) e São Paulo (Guarulhos), até pousar no Aeropuerto Internacional Ministro Pistarini ou simplesmente Aeroporto Internacional de Ezeiza na Argentina. Que por sinal é muito bonito.
Aeroporto Internacional de Ezeiza
Ezeiza é uma cidade na província de Buenos Aires (sim, província ! Outra particularidade que abordo em outro post). Ezeiza também tem fama de no passado (1973) ter acontecido lá um massacre entre grupos políticos de esquerda e direita...


Enfim saindo de Ezeiza fomos finalmente a cidade de Buenos Aires. Lá ficamos hospedados no NH Jousten, na Avenida Corrientes, 280, próximo ao Puerto Madero. A rede NH Hotels tem só em Buenos Aires 8 hotéis. O Jousten, considerando o quarto (com banheira, TV de LCD, internet sem fio grátis e cafeteira), café da manhã excepcional e funcionários muito solícitos foi de muito bom tamanho. Este abaixo é o NH Jousten.
NH Jousten - Av. Corrientes, 280
Uma vez instalados, saímos na tarde de sábado para olhar as adjacências e de cara chamou muito a minha atenção que a cidade estava relativamente "vazia". Isso se devia ao fim de semana. A maioria das pessoas moram fora da cidade e a capital fica com um trânsito mui tranqüilo.


Coincidentemente na hora que saímos do hotel acontecia uma gravação cinematográfica em plena Av. Corrientes. Não tenho idéia de quem ou do que se tratava, parecia um clipe musical, mas podia ser parte de um filme... o cinema argentino vai bem, obrigado (O segredo dos teus olhos - Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010). Abaixo uma foto de um protagonista (segurando a guitarra) da película.
Gravação em plena Av. Corrientes
Passando pela filmagem fomos a Calle Florida, uma das ruas onde vimos muitos turistas e onde íamos trocar dinheiro e comer. Então nos dirigimos à Galeria Pacifico que é muito bonita. É um shopping com praça de alimentação, onde comemos com mais frequência, nesta primeira vez comemos no Green & Company. Comemos algo leve para ter um contato inicial e tivemos a boa surpresa do pão argentino que muito bom e com o tempero argentino que ... bem em entro em detalhes em outro post. O diferencial da Galeria é sua arquitetura interna, com um teto com figuras muito bonitas. Abaixo algumas fotos da Galeria Pacifico.
Galeria Pacifico de fora


Galeria Pacifico - detalhe do teto

Nenhum comentário:

Postar um comentário