O que teve de melhor no ano passado. Minha lista de livros, filmes e séries.
Top 6 melhores livros lidos em 2024.
As Esganadas
1. As Esganadas, de Jô Soares - Tinha há bastante tempo o eBook - As Esganadas do Jô Soares. É um livro leve de um serial killer que mata gordinhas devido a traumas da infância. Jô Soares como um poliglota espalha termos, frases, palavras nos mais diversos idiomas - até em latim - mas sem perder a verve cômica com um pé na realidade, pois o livro aborda fatos e personagens históricas.
Coração de Cachorro
2. Coração de Cachorro, de Mikhail Bulgakov - Também em eBook, este livro foi censurado no antiga URSS e conta a história de Bolinha - um cachorro muito cachorro - grato pela mão que o alimenta, de repente trocam seu cérebro pelo cérebro de homem muito ruim, pronto, Bolinha que gradativamente vai se humanizando - no pior sentido - torna-se uma pessoa insuportável e que trai seus donos usando o regime soviético contras os mesmos, até que o ambiente escala a uma situação insustentável e uma medida extrema é indicada - os donos recolocam o cérebro de Bolinha de volta... que alívio !
O Diabo Veste Prada
3. O Diabo Veste Prada, de Lauren Weisberger - Depois de ouvir este audiobook, aproveitei para assistir ao filme homônimo de 2006, estrelado por Anne Hathaway e Meryl Streep. Como sempre o livro é muito melhor até mesmo o desfecho ao qual o filme não é fiel. O livro conta a história no mundo da moda de Andy Sachs uma recém formada que aceita ser torturada num trabalho de extrema exigência pessoal, salário baixo mas que ao fim promete conexões, colocações, presentes, e eventos promissores. Andy Sachs resiste bravamente até que consegue se livrar de Miranda Priestly, sua chefe que é uma mistura de chefe que extrai todo oxigênio das pessoas com as quais trabalha, não fica claro se por uma alta arrogância, por preguiça ou simplesmente porque ela precisa ser servida. Apesar do ambiente de trabalho tóxico, é um excelente livro, vale a leitura.
Em Algum Lugar Nas Estrelas
4. Em Algum Lugar Nas Estrelas, de Clare Vanderpool - Eu li este livro em sua versão muito bem acabada, muito caprichada e conta uma história linda de dois garotos solitários em uma escola internato - um que perdeu a mãe e um outro que perdeu um irmão. Eles passam por uma grande aventura cheia de perigos e surpresas, mas descobrem o cuidado, a fidelidade entre amigos e respostas.
Os Litigantes
5. Os Litigantes, de John Grisham - Ouvi este audiobook e de cara fiquei torcendo pelos azarões da Finley & Figg, uma empresa de advocacia de dois advogados velhos, ultrapassados, sem perspectiva de futuro que vivem de advogar casos rápidos de acidentes automobilísticos e divórcios mas que são premiados pela chegada de um novo advogado à equipe - David Zinc. Zinc deixa uma grande firma e um grade salário para trabalhar com "gente de verdade" e não para grandes empresas. Esta mudança súbita deixa a vida do próprio Zinc de pernas para o ar, bem como da Finley & Figg, mas de modo positivo. A história é bem humorada e é um convite à aventura e uma fuga de uma vida formal sem emoção.
O Homem de Giz
6. O Homem de Giz, de C. J. Tudor - Eddie e seus amigos passaram há 30 anos atrás por um evento traumático - um assassinato trágico que afetou sua infância/adolescência. O livro alterna os eventos nos dois tempos, mas de repente cada um começa a receber cartas com um homem de giz enforcado, o mesmo código que a garotada usava na época do assassinato. Assim em meio a este "revival", surpresas, revelações, reviravoltas a história transcorre e surpreende até o final.
Top 9 filmes vistos em 2024
Títulos originais dos filmes com o ano da produção, porém assistidos em 2024. Fora de ordem de preferência pessoal.
1. The Babysitter (2017). Filme divertido misturando humor negro, adolescência apaixonada mais desenrolada. A audiência vai se identificar com o adolescente de 12 anos dividido entre a aventura e a paixão por sua "babá" - 12 anos está meio grandinho para ter uma babá - mas perdoado esse exagero a coisa segue cheia de surpresas, plot twists graças aos problemas que ocorrem e o jogo de cintura de Cole (o adolescente). A babá é o sonho de um adolescente, ela é bonita, simpática, divertida e descolada. Vale a pipoca.
2. Beyond the Infinite Two Minutes (2020). Este é um filme de uma simplicidade típica da genialidade. O conceito é muito bem bolado e inusitado. Kato um dono de café tem sua TV mostrando o 2 próximos minutos no futuro. As implicações disso do ponto de vista da execução requer o controle absurdo de cada cena, mas para a audiência que não precisa se preocupar com a execução ainda sim é interessante pelo desenrolar que 2 minutos no futuro causa nas ações de cada um que chega ao café de Kato. Vale a pipoca.
4. The Artifice Girl (2022). Este é um ótimo filme dentro da sua temática - ficção científica e inteligência artificial. É conciso, baixo orçamento, excelente roteiro. Talvez a trama não tenha feito mais sucesso pois envolve abuso de crianças que é um assunto indigesto. A protagonista é uma menina artificial que serve de isca para pedófilos. Mas o filme em si é muito bem feito e desenvolvido. Vale muito a pipoca.
5. 12th Fail (2023). Este é daqueles filmes de superação. Superar a si próprio e a um grupo concorrente. Problema que num país superpopuloso, como a Índia, grupos concorrentes são sempre superlativos. Manoj além de superar sua pobre educação, sua pobre condição de sustento tinha que superar uma quantidade exorbitante de concorrentes. E ele consegue !! Com uma perseverança sem igual e dificuldades que pareciam impossíveis. O filme é baseado em fatos reais e vale pela superação. Todo concurseiro devia assistir este filme.
6. American Fiction (2023). É só uma ficção mas é muito próxima da realidade. É um filme sobre escritores. Este grupo de criaturas é ao meu ver um grupo muito especial pois são os criadores originais de muitas sagas, ficções, realidades que preenchem o imaginário da humanidade. Pois bem, o protagonista escreve um bom livro, de qualidade mas que não faz sucesso. Mesmo sendo negro se vê cerceado por seus alunos e colegas. Então ele escreve sob pseudônimo um livro totalmente avesso aos seus princípios e cheio de preconceitos. O livro é super sucesso e ele se vê obrigado a assumir o papel do personagem-escritor que ele abomina. O filme nos lança a questionar a realidade e o quanto o sucesso, prestígio e dinheiro estão moldando, modificando e invertendo nossos valores.
7. The Holdovers (2023). Além de ótimo filme este foi muito premiado e posso dizer merecidamente. Ele tem a mistura desamparo e exclusão e a união, a amizade, o companheirismo destes desamparados. Gerando não somente união mas a força vitoriosa para superar situações sem saída. Para coroar esse conjunto de fatos nos quais nos identificamos há ainda o sacrifício pessoal para ajudar o outro. que é algo raro mas toda vez que o percebemos vemos o valor que tais atos trazem às situações. Vale muito a pipoca. Para saber mais sobre este filme eu escrevi este post (clique aqui para ver) abordando ele e outro bom filme de 2023.
8. Challengers (2024). Drama esportivo misturado com um triângulo amoroso misturado com a rivalidade de amigos que jogam tênis profissionalmente. Não há empate no tênis, logo para vencer num esporte de exigência física extrema é preciso muito foco, persistência e superação. Adicione a isto um triângulo amoroso com muitas idas e vindas então temos este filme. Pela competitividade, rivalidade e pelo tênis vale estar na lista.
9. The Substance (2024). O tempo é implacável mas pode levar uma volta se você usar uma substância que lhe dá 1 semana de vida em um corpo jovem. Ao final da semana é necessário alternar para o corpo original. Talvez daria certo se houvesse o uso equilibrado e correto da substância. Pense em ter uma semana maravilhosa seguida com uma semana terrível ? Óbvio que a semana terrível será de tal modo estressante e insuportável que sempre se quererá "esticar" a semana maravilhosa. Mas isto não está na premissa do contrato e toda semana esticada tem um alto preço. Daí é uma gestão de danos e emergências que escalam até o colapso e a vida continua. Vale pelo inusitado, pelo absurdo.
Top 2 séries vistas em 2024
1. Foundation. Série de ficção científica baseada na obra de Isaac Asimov com 2 temporadas de 10 episódios cada - até agora. Foundation conta a história de um universo em que a humanidade domina as galáxias e o múltiplos povos que as habitam. Grandes avanços permitem tal domínio como velocidade de dobra, naves espaciais, criogenia, inteligência artificial além de muitos meios de permitir a sobrevivência no universo que sempre procura te matar. Mas o mundo de Foundation não é de nenhum modo pacífico, há um domínio de ferro do Império que mata e destrói tudo e a todos sem o mínimo de escrúpulo, para tal o Império é mantido através da dinastia genética em que há sempre 3 imperadores - uma versão idosa, uma versão madura, uma versão jovem - e eles vão se substituindo ao longo do tempo. Porém matemáticos descobrem que o Império vai sucumbir a partir dessa predição sucedem-se crises e crises em que os diferentes núcleos tentam sobreviver.
2. Shogun. Eu li a obra original de James Clavel na qual é baseada a série. Óbvio que a obra é muito melhor. Shogun teve somente uma temporada de 10 episódios até agora e não chegou até o ponto da obra original mas teve importantes desdobramentos como a morte de uma protagonistas. De modo que uma segunda temporada ficaria meio esvaziada. A série conta a história do piloto inglês Jack Blackthorne (interpretado por Cosmo Jarvis - que ao meu ver não foi bem no papel), que após muitas tempestades aporta no Japão com a tripulação enlouquecida pela fome e o escorbuto. O comércio com o Japão já era dominado pelos portugueses que são os inimigos de Blackthorne, inimigo comercial e religioso. Entretanto o senhor feudal que domina a região que Blackthorne aporta é Yoshii Toranaga, líder muito sagaz que vai usar Blackthorne e suas habilidades obter vantagens dos portugueses e vencer os demais senhores feudais. A série explora o Japão feudal, com suas peculiaridades, seu modo exótico de vida sobre a beleza, contemplação, violência e relações sociais.