sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Nuvem de palavras 2024

Fiz uma nuvem de palavras dos nomes dos autores lidos em 2020. Passados quatro anos percebi que é hora de fazer uma nova nuvem de palavras já que a quantidade de autores aumentou consideravelmente. Eis aqui o link para a primeira nuvem de palavras de 2020. A média dos últimos 5 anos é quase o dobro do que a média de 2002 a 2019. 

Entretanto as regras da nuvem permaneceram. Eis as regras: 
1. Minhas leituras não seguem um padrão consciente, ela é resultado principalmente da literatura que me é mais acessível.
2. Comecei a consumir audiolivros a partir do fim de 2011, 2012 para todos os fins. Isto aumentou razoavelmente a quantidade de autores consumidos ao longo dos anos.
3. A lista de autores teve que ser uniformizada para que o nome de um autor seja escrito sempre da mesma forma.
4. Obras com mais de um autor, tiveram seu segundo autor limado, ficando somente o autor principal.
5. Lista engloba livros técnicos, ficção, não-ficção, etc.
6. Antologias e coletâneas não tiveram seus autores contabilizados nem obras de referência, manuais, guias e similares. Também estão fora obras que são assinadas por organizações.
7. Autores de obras lidas mais de uma vez (sim houve algumas) são contados na quantidade de vezes que as obras foram lidas.
9. Para que a nuvem de palavras resultante tivesse os nomes grafados como uma palavra contínua retirei os espaços dos seus nomes, pontos, etc. Então "Machado de Assis" está grafado como "MachadodeAssis".

Apesar de haver o registro de leituras de HQ, mangás e graphic novels, os autores destas obras não entram na proposta pois há muitas mãos nestas obras (autor, ilustrador, etc), de modo que optei por deixar de fora.

Usei o mesmo software da primeira nuvem - o Wordle - para criar uma nuvem de palavras. Há versão online e uma versão para download. O uso é muito simples, é suficiente incluir o texto de autores e gerar a imagem. A aplicação cria várias imagens, alternando estilos, cores, fundos de modo que é possível resumir suas leituras em uma imagem.

Agora os autores mais lidos são por ordem: 
1. C. S. Lewis;
2. Tim LaHaye;
3. Agatha Christie;
4. Stephen King; e
5. George R. R. Martin

O total de autores diferentes remontam em 361 (excluídas coletâneas e antologias) e as obras em 519 (incluindo coletâneas e antologias). Eis as nuvens resultantes.





Para adicionar alguns dados a mais eu utilizei uma IA nova - Napkin - para gerar imagens a partir dos dados. Esta IA é muito eficiente para gerar gráficos a partir das dados disponibilizados sem demérito para as demais. Eis os gráficos gerados pelo Napkin.
 



======
Referências:




Nenhum comentário:

Postar um comentário