sábado, 1 de agosto de 2020

Jogos da quarentena

Em 2020, devido a pandemia, mesmo tendo que trabalhar remotamente ainda assim sobrava mais tempo do que habitualmente. Atividades externas foram diminuídas até o mínimo possível e com a suspensão de aulas escolares foi necessário buscar novas formas de se ocupar. Então pesquisei novos jogos para termos alternativas para se entreter em família.
Eu gostaria de ter experimentado "Colonizadores de Catan", mas na minha pesquisa achei o jogo muito caro. Investir muito dinheiro eu algo que talvez eu não gostasse não é algo razoável. Aliás o problema que tenho enfrentado é principalmente encontrar quem jogue pois a concorrência de jogos eletrônicos é muito forte. Então limitei minha busca em jogos mais baratos que fosse possível jogar a maior quantidade de jogadores possível.
A melhor opção que para aquisição foi a loja virtual da Bravo Jogos. Lá selecionei o seguintes jogos: Captive; Cortex 2; História de Pescador; Zumbi Tsunami; Taco Gato Cabra Queijo Pizza; Saboteur e Pega em 6! Desses eu gostaria de comentar os seguintes:

1. Captive - É um livro jogo na forma de HQ. No início você seleciona um conjunto de características para seu personagem e à medida que vai lendo você vai fazendo escolhas que promete desfechos variados conforme as muitas escolhas que foram feitas. Cada leitura e conjunto de escolhas lhe conduz para resultados diferentes de modo que uma "leitura" nunca é igual a outra. Há vários títulos no mesmo conceito com diferentes histórias e cenários. Não é algo novo mas somente agora tomei conhecimento e aproveitei para conhecer. Infelizmente não completei a leitura de modo a emitir a opinião.





2. Zumbi Tsunami - é um jogo para 3 a 6 jogadores. O jogo é rápido e o objetivo é obter o máximo de zumbis (pequenos cubos verdes). Uma partida se resolve em três rodadas pela pista onde o tsunami se desenrola. Nessa pista há 6 slots em que ocorrem os eventos que farão os jogadores ganhar, perder, atacar e defender-se e manter seus zumbis ou seus civis que viram zumbis ao fim das rodadas. Juntos dos eventos há 2 categorias de cartas que dão mais dinâmica para ganho ou perda de zumbis. E assim sem levar um tempo excessivo a partida tende a durar no máximo 30 minutos.




3. Taco Gato Cabra Queijo Pizza é um jogo de cartas para 2 a 8 jogadores e a partida não tem tempo previsto pois o objetivo é descartas todas as cartas porém há muitos eventos em que o jogador pode receber cartas tanto por ação ou por omissão. O jogo é rápido e é justamente a rapidez junto com a incerteza do que precisa ser feito a seguir é que faz toda a graça do jogo.








4. Saboteur é um dos jogos que mais gostei. Podem jogar de 3 a 10 jogadores. No jogo os jogadores são mineiros ou sabotadores. O objetivo é coletar ouro, só que os mineiros trabalham cooperativamente e dividem o outro no fim da rodada. Já os sabotadores dissimulam que o ouro não seja encontrado, os sabotadores que tiverem sucesso na rodada recebem mais ouro no final da rodada. O jogo é rápido e acaba em 3 rodadas. Quem tiver mais ouro ao fim das 3 rodadas é o vencedor.






5. Pega em 6! De todos o que mais gostei foi Pega em 6! Podem jogar de 2 a 10 pessoas com o objetivo de fazer o mínimo de pontos possível na quantidade de rodadas que o grupo de jogadores definir. O jogo é completamente imprevisível e não há uma estratégia vencedora definitiva. O concurso dos lances desmonta  as estratégias e no fim o vencedora será uma surpresa. O jogo foi premiado várias vezes durante décadas e vale a pena conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário