segunda-feira, 15 de junho de 2020

Nuvem de palavras

Desde 2002 que faço uma lista de todos os livros que li. Agora a lista está até razoável para os padrões nacionais, porém, reconheço, aquém de um leitor intenso, consistente e de peso. Então antes de entrar nos detalhes da lista vão algumas explicações.

1. Minhas leituras não seguem um padrão consciente, ela é resultado principalmente da literatura que me é mais acessível.
2. Comecei a consumir audiolivros a partir do fim de 2011, 2012 para todos os fins. Isto aumentou razoavelmente a quantidade de títulos consumidos ao longo dos anos.
3. A partir de 2019 estão incluídos mangás, histórias em quadrinhos e/ou graphic novels.
4. A lista de autores teve que ser uniformizada para que o nome de um autor seja escrito sempre da mesma forma.
5. Obras com mais de um autor, tiveram seu segundo autor limado, ficando somente o autor principal.
6. Lista engloba livros técnicos, ficção, não-ficção, etc.
7. Obras de vários autores (antologias) não estão contabilizadas (Bíblia entre elas) nem obras de referência, manuais, guias e similares. Também estão fora obras que são assinadas por organizações.
8. Obras lidas mais de uma vez (sim houve algumas) são contados na quantidade de vezes que foram lidas.
9. Para que a nuvem de palavras resultante tivesse os nomes corretos dos autores retirei os espaços dos seus nomes, então "Machado de Assis" está grafado como "MachadodeAssis".

A partir da lista então testei com sucesso e satisfação o Wordle para criar uma nuvem de palavras. Há versão online e uma versão para download. O uso é muito simples, é suficiente incluir o texto de autores e gerar a imagem. A aplicação cria várias imagens, alternando estilos, cores, fundos de modo que é possível resumir suas leituras em uma imagem.

Ressalto que houve somente 4 autores cujas obras foram lidos mais que 5 vezes. Foram Dan Brown e George R. R. Martin com 5 obras de cada. Em ambos os casos tive acesso aos audiobooks. De George R. R. Martin foram os cinco livros das Guerras dos Tronos. Por 8 vezes li livros de C. S. Lewis, todas todas as leituras foi das Crônicas de Nárnia. E por 10 vezes li livros de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins, todos da série "Deixados para Trás". Apesar de tantas leituras acho a série ruim e por isso nunca fiz resumo dela. A leitura da série foi ocasionada simplesmente pela facilidade de acesso.

Eis alguns exemplos das nuvens de palavras geradas a partir da lista de autores desses 19 anos.








terça-feira, 9 de junho de 2020

Shakespeare

Por um acaso da vida eu tentei lembrar quantas obras de Shakespeare eu conhecia (ou supunha conhecer). Contando obras originais, obras derivadas (obras adaptadas) e/ou cenas repetidas cuja inspiração é de uma obra original de Shakespeare deu um número bom.

Levando-se em conta que li somente uma obra original de Shakespeare (Romeu e Julieta), lembrar de tal quantidade só revela um fato: Shakespeare está tão difundido na cultura atual, tão adaptado, tão entranhado em mentes de criadores de conteúdo, nas artes, música, teatro, TV e cinema que é difícil de negar o fato de que William Shakespeare ser considerado o maior escritor de todos os tempos.


Não pretendo abordar a vida e obra do dramaturgo inglês que viveu de 1564 a 1616 e deixou 38 peças, 154 sonetos e 2 poemas longos. Há biografias, sites, livros, documentários sobre a vida de Shakespeare e suas obras. Como um "não leitor de Shakespeare" eu não tenho sequer credenciais para afirmar algo. Mas tenho que constatar o parágrafo anterior ao atribuir a Shakespeare o epíteto de maior escritor da atualidade. Meu critério principal é raso - a recorrência de suas obras em minha memória decorrente de um nível de exposição longo e contínuo  - mas estudiosos repetem essa asseveração e eu como um leigo embasbacado só posso corroborar. No final do post há algumas listas de onde pesquisei.


No que diz respeito a mim, eu basicamente me peguei pensando sobre escritores e suas obras. As obras de Shakespeare estavam lá em número considerável. Óbvio que li outros autores, óbvio que li outras obras mais vezes do que as de Shakespeare mas estas outras eu as li intencionalmente enquanto que as obras de Shakespeare vieram a mim por osmose literária, daí minha conclusão pela sua grandeza.

A minha lista é modesta mas não consigo lembrar tantos livros e referências de um único escritor não lido quanto lembro de Shakespeare. Sendo que essas lembranças vieram sem que as tenha buscado intencionalmente, vieram por estarem acessíveis, por serem repetidas, referenciadas em muitas outras obras. Das obras não lidas, lembrei das seguintes obras:
  • Megera domada;
  • Hamlet;
  • O mercador de Veneza;
  • Sonho de uma noite de verão;
  • Otelo;
  • Rei Lear;
  • MacBeth.
Para cada peça listada acima, o IMDB, que o maior site sobre cinema da internet, aponta pelo menos 200 referências de filmes, documentários, curtas, séries. Pode haver mais pois 200 referências é o limite para a busca no site do IMDB.

Há frases corriqueiras que repetimos no nosso dia a dia  e que são de obras de Shakespeare tais como:

“Há algo de podre no reino da Dinamarca”
“Ser ou não, eis a questão”
“Há mais coisas entre os céus e a terra do que julga nossa vã filosofia”
“Aprendi que devíamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos”
“A sabedoria e a ignorância se transmitem como doenças; daí a necessidade de se saber escolher as companhias”
“Os covardes morrem muitas vezes antes de sua morte; os valentes morrem uma única vez.”
“A vida é uma simples sombra que passa (...); é uma história contada por um idiota, cheia de ruído e de furor e que nada significa”

Segundo a Wikipedia, Shakespeare era respeitado enquanto estava vivo, porém se tornou grande, unânime, atemporal somente no século XIX quando redescoberto seguidamente pela academia quanto pelas audiências e no século XX sua fama se tornou mundial. Esse fenômeno de como obras e personalidades do passado são redescobertas e catapultadas ao conhecimento e aplauso das sociedades é algo muito curioso para mim e pretendo continuar explorando.

Assim sendo é inescapável que terei que ler alguma obra original do autor.


Links
https://www.bestcollegesonline.com/blog/25-writers-who-changed-the-world/
https://www.digitalbook.io/blog/top-10-influential-writers-that-changed-the-world/
https://www.quora.com/Who-was-the-most-influential-author-in-history
https://www.ranker.com/list/best-writers-of-all-time/ranker-books