segunda-feira, 4 de junho de 2018

Livre-se do Facebook

Eu relutei algum tempo em publicar este artigo, pois para mim parece bem óbvio que é importante ter cuidado com informações pessoais e que essas informações tem valor e muitas empresas enriqueceram trabalhando com esses dados. Então todo trabalho que for possível ser feito para proteger essas informações. Depois que  Mark Zuckerberg depôs no Congresso dos EUA e para a Comunidade Europeia ficou claro o vespeiro que é o Facebook e toda a miríade de aplicações e usos para todos os tipos que as informações de usuário podem ser utilizadas. Abaixo estão os passos que você pode tomar para proteger sua privacidade. Observe que, embora essas etapas sejam específicas do Facebook, você deve considerar seguir as mesmas etapas para os sites de redes sociais que usa on-line. Além disso, o Facebook sempre faz alterações de privacidade e, como tal, alguns dos links ou opções listados abaixo podem mudar.

1 - Excluir: se você estiver realmente preocupado com o Facebook e não mais confiar nele, o passo mais dramático que você pode dar é excluir (https://www.facebook.com/help/224562897555674) sua conta do Facebook. Se você fizer isso, suas informações não poderão ser recuperadas, por isso, recomendo que você faça o download (https://www.facebook.com/settings) de todas as suas atividades anteriores no Facebook primeiro em sua página de configurações. Repito a ordem das operações: Faça o download antes e se estiver certo do que quer, exclua a conta em seguida.

2 - Desativar: A segunda opção é Desativar (https://www.facebook.com/settings?tab=account&section=account_management) sua conta do Facebook, que está em suas configurações gerais de conta. Isso congela sua atividade on-line para incluir a desativação do seu perfil e a remoção do seu nome e foto da maioria das coisas que você compartilhou no Facebook. No entanto, você ainda poderá enviar mensagens para as pessoas. Ao contrário da Exclusão, com a Desativação, você pode reativar sua conta, o que significa que seu perfil e sua atividade anterior foram restaurados.

3 - Minimizar Apps: O problema não são apenas os dados que o Facebook coleta sobre sua atividade, mas quais dados de aplicativos de terceiros que se conectam à sua conta do Facebook, aplicativos como o Clash of Clans ou What is Your Inner Age. Instale apenas os aplicativos necessários e minimize o que eles coletam. Por que você acha que houve uma explosão desses aplicativos divertidos e gratuitos? Porque eles ganham dinheiro colhendo suas informações (e o Facebook também). Exclua um aplicativo quando você não precisar mais dele ou não confiar mais nele. Não sabe quais aplicativos você tem? Confira sua página de aplicativos (https://www.facebook.com/settings?tab=applications) e revise seus aplicativos. Cada aplicativo que você tem é apenas mais uma oportunidade para outros coletarem informações sobre você.

4 - Logins: Muitos sites (e aplicativos) dão a você a opção de usar sua conta do Facebook para fazer o login. Embora isso seja conveniente, significa apenas mais compartilhamento de dados entre esse site e sua conta do Facebook. Proteja sua privacidade usando um login exclusivo para cada conta que você tiver. Não consegue se lembrar de todas as suas senhas? Quase ninguém consegue então use um gerenciador de senhas (https://www.sans.org/security-awareness-training/ouch-newsletter/2017/password-managers).

5 - Compartilhamento: Sempre tenha cuidado com o que você compartilha com os outros. Se você não quer que seus pais ou chefe o leiam, você provavelmente não deve publicá-lo. Sim, você pode usar as opções de privacidade (https://www.facebook.com/settings?tab=privacy) para controlar quem pode ler suas postagens, mas lembre-se de que elas podem ser confusas e mudar com frequência. Portanto, o que você acha que foi compartilhado individualmente pode se tornar disponível publicamente.

6 - Autenticação de dois fatores: Por fim, apesar de não estar relacionada à privacidade, uma das melhores medidas que você pode tomar para proteger qualquer uma das suas contas on-line é ativar a autenticação de dois fatores (https://www.sans.org/security-awareness-training/ouch-newsletter/2017/lock-down-your-login. Isso requer uma segunda etapa para efetuar login no site. Este passo muito simples é uma das maneiras mais eficazes de proteger suas contas online. Infelizmente, esses passos não são tão simples quanto deveriam. Facebook e outros sites fazem isso de propósito, ganham dinheiro coletando suas informações.

Esteja ciente de que as informações estão sendo coletadas sobre você e os passos que você pode tomar para se proteger. Finalmente, embora essas etapas sejam específicas para o Facebook, tenha em mente que muitos outros sites gratuitos têm os mesmos problemas. Fonte: https://www.sans.org/security-awareness-training/blog/what-communicate-about-facebook