Sobre automóveis.......!!!
Quem me conhece sabe que um dos meus hobbies são automóveis. Gosto de ler matérias, acompanhar lançamentos ,observar o design, conhecer detalhes dos modelos e quando posso, dirigir os mais diversos tipos de veículos.
De vez em quando , vou em alguma concessionária da cidade ver de perto algum lançamento. Desta vez, estava passando perto da concessionária da Toyota e fui ver o "Novo" Corolla.
O Corolla antigo, mesmo sendo defasado em design e tecnologia, era o líder do segmento dos sedans médios. Junto com o Civic , responde por quase 50% das vendas.O terceiro é o Chevrolet Cruze.
Existem diversas matérias na imprensa especializada dissecando completamente o novo modelo. Lí várias, e já com as informações na mente, pude constatar "ao vivo" se batiam com o que iria encontrar.
Numa visão rápida,vamos começar com os pontos positivos.Realmente, o carro é muito bonito.É quase uma revolução se compararmos com o modelo anterior.O carro é maior, e com isso, o espaço para os passageiros ficou muito bom, ajudado com o assoalho traseiro totalmente plano.
Finalmente, a Toyota trocou o defasado cambio automático de apenas 4 velocidades por um moderníssimo câmbio CVT de 7 marchas. Além disso, desde a versão básica já conta com diversos air bags (cinco, incluindo um de joelho para o motorista)
Agora os pontos negativos. Vou me ater apenas em 2, que foi os que chamaram mais atenção. Primeiramente , confirmando as fotos e os comentários, sim, o painel interno do carro é horroroso . Chega a chocar , que um carro tão bonito por fora tenha um painel tão feio. O painel , além de feio, remete e lembra carros antigos, da década de 80. Talvez seja o choque inicial, e com o tempo , a pessoa se "acostume".
O segundo ponto negativo é a completa e absoluta falta de ESP (controle de estabilidade) e ECS (controle de tração) nos Corollas, mesmo no modelo mais caro, que chega a custar mais de 92 mil reais. O certo mesmo seria vir de série, como em alguns concorrentes (No Civic vem somente na versão mais cara), porém a Toyota deveria colocar pelo menos como opcional da versão Altis.
Infelizmente, 90% das pessoas nem sabe o que significa ESP nem ESC, então a Toyota fingiu que não existe e deixou o carro sem. Pena que alguns acidentes poderiam ser evitados com esses equipamentos. Detalhe que nos Corollas Europeu e Norte Americano , estes recursos estão presentes.
Cabe aqui destacar o bom atendimento que recebi na concessionária Toyota, por parte da vendedora Juliana de Castro. Me atendeu com atenção , defendendo os pontos fortes do carro, e tentando justificar os defeitos.Mesmo sem me conhecer ou pedir, me ofereceu diversas vezes para fazer o Test Drive no carro. Somente não o fiz porque estava sem tempo. Mas ela me afirmou que poderia ir qualquer dia e hora que eu poderia dirigir o carro.
Enfim, com certeza os pontos positivos são maiores do que os negativos, acredito que o carro venderá muito, como já está aparecendo nos últimos informes de vendas.
O que é ESP?
Aproveitando o ensejo, vamos explicar o que significa esse recurso presente em diversos veículos, que infelizmente, foi limado do novo Corolla.
Segundo o site Best Cars "Na maioria
dos automóveis, o motorista tem de corrigir por si mesmo
a trajetória do carro em situações como curvas muito rápidas
e desvios, o que exige habilidade e nem sempre termina
bem. Para alguns modelos, porém, isso é coisa do
passado: já existe o controle eletrônico de
estabilidade.
O nome já diz tudo: ele estabiliza o carro. Este, ao começar a desgarrar, faz com que o sistema aja como uma grande "mão invisível" que coloca o automóvel de volta a sua trajetória original, quase como se andasse sobre trilhos."
Digitando ESP no Google, diversos sites surge com o conceito. Diz a Wikipédia:
"O ESP (Electronic Stability Program, ou Programa Eletrônico de Estabilidade) - também referido como ESC (Electronic Stability Control) é um sistema presente em automóveis,
responsável por monitorar a trajetória dos veículos e - num desvio
repentino - atuar individualmente nos freios, acionando cada um deles na
medida correta a fim de manter o veículo sob controle e auxiliar o
motorista no acerto da trajetória de curso. O sistema atua em conjunto
com o freio ABS, utilizando-se da premissa de não travamento das rodas - princípio do ABS - para efetuar seus acertos em situações adversas
O recurso é tão importante que na Europa, TODOS os veículos serão obrigados a possuírem ESP a partir de outubro de 2014, conforme podemos ver nesta matéria.
Para ilustrar, vamos colocar alguns vídeos , que mostram como o sistema age. Chega a assustar, pois podemos perceber que um sistema destes pode ser a diferença entre a vida e a morte, no caso de acidentes:
Vale a pena completo,mas se você estiver sem paciência, comece nos 4:10!!
Vídeo de Funcionamento no Chevrolet Cruze (vale para outros veículos , o princípio é igual)
Infelizmente, se talvez os consumidores exigissem, as fábricas se sentiriam "incentivadas" a colocar este e outros recursos nos automóveis brasileiros.Lembremos que Air Bag duplo e ABS somente passaram a ser obrigatórios no Brasil após o Governo Federal obrigar as montadoras a equiparem seus produtos. Do jeito que as coisas são, talvez somente com isso, através de Leis, teremos no Brasil carros mais seguros, infelizmente