sábado, 19 de maio de 2012

Esporte inTENSOOO


Assisti hoje (dia da final da Copa dos Campeões da Europa) à final da Copa Heineken de Rugby pela TV. Jogaram o irlandês Leinster contra o norte irlandês Ulster. O primeiro deu um chocolate no segundo - 42 a 14 - e levou o caneco. Esta é a segunda final de rugby que assisto. Antes, assisti em outubro de 2011, à final da Copa do Mundo de Rugby - Nova Zelândia 8 - 7 França. Este é um bom vídeo sobre o que foi a Copa do Mundo de Rugby 2011.


E o rugby é impressionante.
 O principal esporte do Brasil é o futebol, e o futebol é um esporte digamos "másculo", tem contato, força, velocidade, etc. O rugby é muito mais ! Perto do rugby, o futebol parece esporte de menininha. O rugby é muito mais intenso. Tem certa semelhança com o soccer americano pois o objetivo é chegar com a bola a área atrás do trave (forma de H) do time adversário, porém tem muito menos paradas, o rugby é muito mais contínuo. No soccer os jogadores vestem quase uma "armadura", no rubgy é quase espartano com poucos acessórios. A bola é oval porém é maior que a bola oval do soccer.

O rugby não tem porém a uniformidade do futebol nem do soccer americano que cedo se organizaram e são esportes com muitos fãs ao redor do mundo. O rugby só em 1995 iniciou a profissionalização do jogadores do esporte que é popular principalmente na Europa. Até hoje possui variantes praticadas por várias ligas de times ao redor do mundo. Neste link há uma boa explicação de como se joga o rugby.

No Brasil, o rugby ainda é tímido, mas há times pelo país. Neste link tem um mapa com os times de rugby do Brasil.Ou seja aqui e acolá você vai ouvir sobre rugby.

Eu jogo futebol eventualmente, peladeiro de fim de semana... mas para jogar rugby é preciso muito mais que vontade. Vai encarar ?


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Investimentos Inteligentes

Ouvi o audiolivro completo "Investimentos Inteligentes" de Gustavo Cerbasi. Já conhecia o autor de outra publicação (Casais inteligentes enriquecem juntos), onde percebi seu texto franco, fluído e fácil. Apesar de ser um livro sobre economia e que portanto toca em jargões da área, o autor esclarece-os com simplicidade e apresenta os principais de investimentos que estão ao alcance do cidadão comum. Ao meu ver as virtudes do livro estão em:
  • Destacar que não há milagre em investimentos, há trabalho, constância e prudência.
  • Demonstrar que os resultados virão com o tempo, a partir de investimento contínuo, ainda que mínimo.
  • Apontar que quanto mais cedo iniciar os investimentos, melhor para obter os resultados.
  • Apresentar diferentes perfis de investimentos que devem periodicamente avaliados e recalibrados a fim de se manter fiel ao planejamento feito.
  • Corroborar que as vitórias devem ser celebradas, logo de tempos em tempos deve se usufruir dos benefícios dos investimentos feitos, recompensando pelos sacrifícios feitos.
Tudo isso parece óbvio, mas em geral ignoramos o óbvio. No livro o autor apresenta um capítulo de como se chegar a um milhão de reais, poupando quantias a médio e longo prazo. Apesar de o valor um milhão ser apresentado, a idéia de acúmulo pode ser apresentada para qualquer valor bastando multiplicar e/ou dividir os valores acumulados e assim o resultado será proporcionalmente modificado. Essa idéia foi abordada no outro livro que li dele (Casais inteligentes enriquecem juntos), mas desta vez chamou-me a atenção que para mais facilmente vislumbrar o acúmulo do valor pretendido, foi sugerido que estabeleça metas parciais a fim de que o poupador fique motivado. Nesta ótica observa-se que se divirmos o período de tempo em que se quer alcançar "o milhão" em quatro partes, somente na parte final é o juros sobre juros mostra mais a sua força contribuindo muito mais para o alcance da meta. Essa força é tamanha que no final os juros contribuem com quase 76% do total acumulado (dependendo do montante investido e da taxa de juros).
Ainda que não seja seu objetivo ficar acumulando dinheiro o livro contribui de maneira saudável explicando os vários tipos de investimentos, fundos, papéis, títulos, etc, disponíveis no mercado dando uma visão geral e didática de como o mercado funciona.