segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Senna, o filme

Assisti ao filme documentário sobre Ayrton Senna, cujo título é "Senna" (http://www.paramountpictures.com.br/senna/). Este meu relato é de um fã de Ayrton que assistiu ao filme mas que não teve acesso a maiores informações sobre o filme em si. No final há links com relatos mais técnicos.
Creio que é muito difícil fazer um filme ruim sobre a trajetória de Ayrton Senna. Não tinha como ser um filme ruim ! A mim me impressionou de como a vida de Senna era tão superlativa no que ele fazia e ao mesmo tempo sobressai a pessoa simples que ele era que não temos como imaginar o tamanho que foi a perda daquele que é o maior automobilista brasileiro.
O filme aborda os 10 anos de carreira na Fórmula 1. A rivalidade com Alain Prost. Os três campeonatos. A vertiginosa carreira que se transbordava em técnica, perícia e uma constrangedora competitividade ávida por correr, superar e vencer.
Há cenas no filme que mostram o quão difícil era dirigir um Fórmula 1 em altas velocidades sem a parafernália eletrônica que deu estabilidade aos carros a partir de 1994, e com a qual Ayrton nunca venceu.
Há os relatos de pessoas com quem ele trabalhou e conviveu, familiares, amigos, etc. E não sei se houve algum direcionamento para que Deus fosse tema recorrente no filme. Há uma clara ênfase de Deus na vida do Ayrton. É até um contraponto em relação aos outros pilotos. E não são pessoas falando de Deus, é o Ayrton falando que Deus o dirigia. Para mim isso é mais impressionante pois qualquer um com talento enorme como o dele tenderia a deixar Deus de lado ou simplesmente suprimi-lo num meio de extrema excelência. Porém Ayrton não fez isso, antes pelo contrário o reafirmou mais ainda Deus na sua vida.
Mas não há como evitar o fim trágico do filme. É dolorido e emocionante os relatos de sua última vitória e os planos que ele tinha para o futuro. As histórias completas de alguns GPs. Ayrton humano, parando para ajudar outro piloto que havia se acidentado, etc.

Ayrton foi muito rápido, meteórico. Não deixou herdeiros e morreu na flor da idade, aos 34 anos.
É um filme que emociona.

Outros links:
http://www.corridadeformula1.com/senna-o-filme-faz-jus-a-grandeza-de-ayrton-senna/
http://revistaalfa.abril.com.br/estilo-de-vida/motor-esporte/senna-o-filme/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ayrton_Senna
Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário