Para começo de conversa só jogamos o War tradicional, o War I, o primeiro War, não o War II que tem aviões, nem o War Junior, que é mais simples, e muito menos o War - Império Romano, que custa R$ 100,00 ou R$ 99,99 nas melhores casas do ramo.
Cada grupo de War nunca joga do mesmo jeito e o nosso não é exceção. Em geral algumas regras originais do jogo são ampliadas, outras não aplicadas. Enfim cada um com seu jeito.
Já encontrei grupos de War onde a jogada só é válida se os dados estiverem dentro de um copo (fazendo aquele barulhinho enervante).
Já achei outro onde as trocas são cumulativas por jogador. A regra original diz que a primeira troca de cartas o jogador receberá 4 exércitos adicionais, na seguinte 6, 8 na próxima, 10, 12, 15, 20, etc. Na troca cumulativa por jogador ele receberá 4 exércitos adicionais na sua 1ª troca, 6 exércitos na sua 2ª troca (ou seja a 2ª troca do jogador poderá ser a 5ª troca do jogo) e assim por diante.
Já ouvi falar de outro grupo que as trocas eram feitas no meio da jogada de ataque. Algo como vou atacar, digamos que eu perca os exércitos durante o ataque, que eu faço ? Troco, coloco os exércitos e continuo o ataque... Regra original totalmente modificada.
Jogamos conforme a regra original, somos fundamentalistas, radicais, não desviamos um milímetro. Exceto que permitimos ataques a partir de vários territórios. Pela regra e ela não é tão enfática nisso, mas pelos exemplos de outro grupos, também comparando com alguns sites que implementam o jogo como o www.warnetgames.com. Os exércitos atacantes atacam a partir de um território para um outro território contíguo. Nós ampliamos a regra e caso eu tenha 3 exércitos um território A e 2 exércitos em um território limítrofe B eu posso pegar 2 exércitos do território A e 1 exército do território B e fazer um ataque com 3 dados contra um território C contíguo a A e a B.
Fora isso nossa jurisprudência ainda não está pacificada no tocante aos extermínios na última rodada (a rodada em que o vencedor alcança o objetivo e se declara vencedor). Mas isso fica para um outro postagem depois que eu falar dos jogadores e dos extermínios.
Cada grupo de War nunca joga do mesmo jeito e o nosso não é exceção. Em geral algumas regras originais do jogo são ampliadas, outras não aplicadas. Enfim cada um com seu jeito.
Já encontrei grupos de War onde a jogada só é válida se os dados estiverem dentro de um copo (fazendo aquele barulhinho enervante).
Já achei outro onde as trocas são cumulativas por jogador. A regra original diz que a primeira troca de cartas o jogador receberá 4 exércitos adicionais, na seguinte 6, 8 na próxima, 10, 12, 15, 20, etc. Na troca cumulativa por jogador ele receberá 4 exércitos adicionais na sua 1ª troca, 6 exércitos na sua 2ª troca (ou seja a 2ª troca do jogador poderá ser a 5ª troca do jogo) e assim por diante.
Já ouvi falar de outro grupo que as trocas eram feitas no meio da jogada de ataque. Algo como vou atacar, digamos que eu perca os exércitos durante o ataque, que eu faço ? Troco, coloco os exércitos e continuo o ataque... Regra original totalmente modificada.
Jogamos conforme a regra original, somos fundamentalistas, radicais, não desviamos um milímetro. Exceto que permitimos ataques a partir de vários territórios. Pela regra e ela não é tão enfática nisso, mas pelos exemplos de outro grupos, também comparando com alguns sites que implementam o jogo como o www.warnetgames.com. Os exércitos atacantes atacam a partir de um território para um outro território contíguo. Nós ampliamos a regra e caso eu tenha 3 exércitos um território A e 2 exércitos em um território limítrofe B eu posso pegar 2 exércitos do território A e 1 exército do território B e fazer um ataque com 3 dados contra um território C contíguo a A e a B.
Fora isso nossa jurisprudência ainda não está pacificada no tocante aos extermínios na última rodada (a rodada em que o vencedor alcança o objetivo e se declara vencedor). Mas isso fica para um outro postagem depois que eu falar dos jogadores e dos extermínios.